Viva Mulher recebe projeto de Miss a favor da autoestima feminina

Publicada em 12/07/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Especialista na técnica, Monica Rech usa o paquímetro para medir e harmonizar o desenho das sobrancelhas - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

Mulheres que recebem atendimento dos centros de referência da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) participaram da terceira e última oficina de uma série promovida pela Miss Mundo Novo Hamburgo 2017, Monalisa Menezes, em parceria com o Viva Mulher. Na terça-feira, dia 11, a jovem convidou para estar presente na casa lilás, situada no Centro de Novo Hamburgo, a designer de sobrancelhas Monica Rech. A especialista na técnica ministrou uma aula prática de como valorizar ainda mais o olhar e dar equilíbrio às linhas do rosto. Participaram aproximadamente 15 mulheres usuárias dos serviços da rede de assistência da Prefeitura.

Pinças, paquímetros (que são medidores), pincéis, lenços umedecidos, lápis e sombra marrom para olhos foram os materiais empregados pelo grupo de atentas e prestativas alunas. Sob a orientação de Monica, elas delinearam as sobrancelhas umas das outras. Além de ser um dos passos da automaquiagem e promover o entrosamento entre as participantes, a atividade está em alta como uma rentável fonte de renda.

“Considero essa ação social como a forma de demonstrar a minha gratidão por tudo o que eu já recebi”, comentou a Miss Monalisa. “Fazer a diferença na vida das pessoas, levando a nossa alegria, é gratificante.” Ela se refere ao seu projeto Ame-se, que prevê capacitações dentro dos quesitos oficiais exigidos pelo concurso de beleza em nível nacional, no qual ela será representante da emblemática Ilha da Pintada. O certame incentiva a filantropia por meio de uma prova chamada Beleza do Bem e a final está agendada para 12 de agosto, em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do encontro com acolhida no centro de referência era empoderar o público feminino, desenvolvendo desde 28 de junho uma agenda ligada ao autoconhecimento e à autonomia feminina. Conforme a coordenadora do Viva Mulher, a psicóloga Elis Regina Barros, a primeira oficina dizia respeito aos cuidados com unhas e cabelos e a segunda tinha como foco o ingresso ao mercado de trabalho.

Segundo Elis, esse tipo de ação serve para promover a independência feminina, e ela antecipa que mais movimentos no caminho da sororidade, que é a aliança entre mulheres, estão sendo avaliados para futuras ações de compartilhamento. “Os temas poderão ser ampliados e estamos em fase de trocar ideias a respeito de novas possibilidades nesse sentido”, completa.

Viva Mulher ajuda vítimas de violência

O Centro de Referência Viva Mulher presta atendimento psicossocial, jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência doméstica e violação de direitos. E como se manifesta de diversas formas, explícitas ou veladas, a violência contra a mulher pode ser física, moral, emocional, sexual e patrimonial. A casa lilás é mantida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e está localizada na Avenida Pedro Adams Filho, 5.836, no Centro de Novo Hamburgo. Contatos pelo telefone (51) 3097-9482.

Galeria da notícia