Visitas à Unidade de Triagem e Transbordo do bairro Roselândia levam conscientização ambiental para as crianças

Publicada em 19/04/2017 - Atualizada em 17/10/2024
A gerente do Programa Catavida, Andréia Falkoski, explica como deve ser feito o descarte do lixo para alunos da EMEF Francisca Saile - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

Desde a semana passada, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Saile, do Roselândia, tiveram uma série de ações voltadas à conscientização sobre o descarte correto do lixo e sua destinação na Unidade de Triagem e Transbordo do bairro. As atividades foram desenvolvidas por meio do Programa Municipal de Gestão Social de Resíduos Sólidos Catavida, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Na tarde desta quarta-feira, 19, duas turmas formadas por alunos de sexta série da entidade de ensino estiveram na Central de Catadores e foram recebidas pela gerente do Programa Catavida, Andréia Falkoski, pela educadora ambiental Vanessa Schweitzer dos Santos e pelo sócio-colaborador da Cooperativa Coolabore Clademir de Aguiar.

De acordo com a educadora Vanessa, as crianças em idade escolar são agentes multiplicadores de boas práticas sociais e ambientais. “Trazer as turmas da educação infantil para o contato com a realidade pode representar o fator-chave na conscientização dessas novas gerações sobre o destino do lixo e os desafios da reciclagem”, observa.

Depois de uma explanação sobre o projeto e de conhecer a Unidade de Triagem e Transbordo, as turmas foram agraciadas com a apresentação do Coro Catavida, que entoou o “Hino dos Catadores”. O momento fez a plateia mirim refletir sobre a importância desses colaboradores para a comunidade, já que eles prestam um serviço de utilidade pública. Nesta quinta-feira, dia 20, será a vez de duas turmas de alunos do quarto e quinto anos da escola fazerem a sua visita à Unidade de Triagem e Transbordo do Roselândia. A primeira ida dos estudantes do colégio ao núcleo ocorreu no último dia 13.

Galeria da notícia