Visibilidade Negra em encontro no “Rodas de Memória”
Próxima edição ocorrerá nesta terça-feira, 31, a partir das 19 horas

Em sequência aos encontros de conversa assistida, a próxima edição do Rodas de Memória ocorrerá nesta terça-feira, 31, a partir das 19h, na sala 31 do Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo. A temática desta segunda etapa será “Visibilidade Negra” e contará com a participação de Jussara Silva dos Santos, Roza Antônia da Silva, Arnildo Dutra, o Fininho. O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura e tem parceria com o grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade da Universidade Feevale. Neste mês, em especial, o Rodas de Memória também tem a parceria da Coordenadoria da Igualdade Racial de Novo Hamburgo.
O projeto
Rodas de Memória tem como proposta realizar encontros para compartilhar as memórias diversas do município. Os encontros são temáticos e participam pessoas e personagens que atuaram dentro de grupos, movimentos e episódios marcantes com objetivo de resgatar memórias contadas por moradores de Novo Hamburgo. Além de uma forma de preservar histórias, o projeto também é uma ação de empoderamento e valorização da pessoa idosa.
As memórias serão compartilhadas de diversas maneiras: oralmente, por meio de músicas, fotografias, identificação de registros documentais, leituras de cartas ou poemas escritos pelos participantes. Assim, será possível traçar um paralelo entre as narrativas oficiais da cidade e as narrativas contadas pelos participantes dos encontros. Através destas memórias pessoais e coletivas, busca-se diferentes maneiras de enxergar a si mesmo e a cidade por estes indivíduos, que estão inseridos historicamente nos processos apresentados.