Videomonitoramento reforçado para inibir o crime
Para inibir o crime e a proliferação das drogas ilícitas, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo realizou uma formação na tarde de sexta-feira, 22 de julho. Na formação, 10 agentes foram capacitados a utilizar o software que permite realizar o videomonitoramento do micro-ônibus do programa Crack, É possível vencer, equipado com cinco câmeras externas e duas internas. De acordo com o gerente de videomonitoramento da Guarda Municipal, Rogério Cardoso, a unidade móvel ficará estacionada em pontos estratégicos, mapeados como pontos de consumo de drogas. “Vamos instalar sistemas que propiciem ligar o sistema de câmeras do micro-ônibus em postes de luz, para que ele faça o mínimo possível de barulho e não consuma a própria bateria do veículo”, explica o Guarda Municipal. Os Guardas também aprenderam sobre o funcionamento do ônibus e suas principais ferramentas.
Tanto a instalação como a manutenção do software foi feita pela empresa Digitaltec. O técnico em Network Operations Center (NOC), Luis Pavão, destaca que uma das principais características do curso é o manuseio da câmera SpeedDome, localizada no teto da unidade, com uma haste, que pode chegar a 9 metros, filmando em 360º, e com um alcance de zoom de até 1,5 metro do objeto focado. “Em Novo Hamburgo existem 41 câmeras espalhadas pela cidade, chegando a 80, se somarmos as que ficam dentro dos locais administrados pela Prefeitura. Todas essas câmeras poderão ser acessadas por meio do Digifort, programa que está instalado no sistema do ônibus, que se comunica com os monitoramentos mais próximos”, comenta o técnico.
O Guarda Municipal Vilson de Moura, de 48 anos, dedicou 24 deles para a prestação de serviços para a GM, e participou da atividade. “É muito importante termos esse treinamento para podermos prevenir e combater essa epidemia chamada crack e outras drogas. Com certeza, quem ganha mais é a comunidade”, concluiu Moura. Novo Hamburgo aderiu ao programa Crack, É Possível Vencer em julho de 2013. Com a adesão, a Administração se habilitou a receber importantes investimentos. Entre eles estão equipamentos como o micro-ônibus com videomonitoramento móvel, dois carros, duas viaturas e duas motos.