Verão: época perfeita para fazer turismo em Lomba Grande
Um bairro que une a história dos imigrantes alemães e as belezas naturais. Atrativos como esses são encontrados nos sítios e balneários ecológicos de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Estes locais de lazer costumam ser uma ótima alternativa para conhecer a área rural do Município por um preço bem acessível. O valor da entrada para passar o dia varia entre R$ 6,00 e R$ 12,00. Além dos sítios, a zona rural de Novo Hamburgo promove a cultura da região, com festas religiosas, bailes, rodeios, atividades esportivas, trilhas ecológicas e cavalgadas.
Lomba Grande tem 17 sítios de lazer, cada um com um atrativo diferente. As propriedades oferecem lugares de descanso, diversão e até contato com a história dos primeiros imigrantes da região. É possível, inclusive, agendar visitas a estes locais. Informações são encontradas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fica na Rua João Aloysio Allgayer, 1238, no bairro Lomba Grande, ou pelo telefone (51) 3596-1022.
É nesta época também que o bairro rural de Novo Hamburgo tem um forte incremento econômico, com o aumento de turistas. Muitas localidades chegam a receber mais de 800 visitantes durante os finais de semana do verão. Com isso, os empregos temporários também crescem. “Nesta época do ano, muitos proprietários precisam de ajuda, pois o movimento aumenta bastante. Para atender os turistas, é preciso ampliar o número de funcionários, principalmente para trabalhos de manutenção dos empreendimentos que recebem milhares de pessoas”, explica o diretor de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier. “Além disso, os espaços de lazer agregam renda ao produtor rural. Inclusive, outros moradores do bairro transformarem a sua propriedade em um local turístico para que mais pessoas possam apreciar as belezas naturais da região”, complementa.
Restaurantes e Feira do Produtor também são atrativos
Além dos balneários e sítios, o turista poderá conferir todas as atrações gastronômicas de Lomba Grande com uma vasta diversidade de produtos típicos da culinária campeira e colonial. Restaurantes servem os principais pratos da gastronomia local, buscando cultivar as tradições gaúchas. Alguns deles realizam os tradicionais almoços aos domingos, com churrasco. Nos estabelecimentos, são encontrados também comércio de alimentos coloniais e naturais, tudo produzido pelos produtores rurais de Novo Hamburgo.
Diversos produtos também podem ser encontrados todos os sábados na Feira do Produtor Rural. A comercialização é feita na Rua João Aloysio Allgayer das 7 às 12 horas. No local, a comunidade encontra uma variedade de produtos naturais, típicos e coloniais. A Feira do Produtor também acontece semanalmente em vários pontos da cidade, nas terças, quintas e sextas-feiras, e nos sábados.