Vans escolares são vistoriadas pela Prefeitura
Os técnicos avaliam diversos itens. Entre eles, estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a credencial para dirigir transporte escolar, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), laudo de um mecânico sobre as condições da van e o estado do tacógrafo, que deve ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Também são verificadas as condições de itens básicos, como pneus, iluminação, cintos de segurança e extintores de incêndio. Assim que passam pela revisão, as vans recebem um selo de aprovação da Prefeitura, que é colado no para-brisa.
De acordo com o gerente de Gestão em Transporte Público da SESMUR, Leandro de Bortoli, desde que as vistorias iniciaram, os resultados tem sido os melhores possíveis. “A frota que roda em Novo Hamburgo é nova. Apesar de as vans poderem ter até 17 anos, a maioria delas tem menos de cinco anos de uso”, revelou. Para o motorista Sérgio Martini, 55 anos, não foi problema reservar um tempo para fazer a avaliação. “Para quem está regularizado e com o veículo em boas condições, a vistoria é tranquila. É bom que os pais saibam que o veículo que transporta os seus filhos está apto para esta função”, disse.
SESMUR indica vans para pais e responsáveis
Pais ou responsáveis que precisam de van para o transporte de crianças podem entrar em contato com a SESMUR para obter indicações. A secretaria tem controle do número de ocupantes de cada veículo por região da cidade e de vagas que cada prestador de serviço oferece. As informações podem ser obtidas pelo telefone 156, pedindo o ramal 9350, ou pelo e-mail transportes@novohamburgo.rs.gov.br.