UTI Adulto do Hospital Municipal começa a ser reformada

Publicada em 30/10/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Tarcísio Zimmermann e Simone Zucolotto durante assinatura da ordem de início das reformas na UTI Adulto - Foto: Ronan Dannenberg
Foi assinada na manhã de terça-feira, 30 de outubro, a ordem de início para as reformas da UTI Adulto do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), prevê a reformulação de uma área total de 403,85 metros quadrados, sendo 315,93 apenas da UTI e o restante referente a corredores e demais áreas de circulação. O investimento é de R$ 545.666,45, inteiramente com recursos do Município. A assinatura foi realizada no Núcleo de Estudos Universitários da Universidade Feevale, situado no Hospital.

A conclusão dos trabalhos está prevista para os primeiros meses de 2013. Assim que reformada, a UTI Adulto passará de 10 para 14 leitos de internação. Situada no andar superior à Ala D, que também está com reformas em andamento, a obra na UTI soma-se à reforma geral do setor oeste do Hospital Municipal. “É uma garantia de mais conforto aos pacientes, atendendo plenamente às determinações da Vigilância Sanitária", enfatizou o prefeito Tarcísio Zimmermann. A presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Simone Zucolotto, destacou o esforço que a Administração fez para oferecer uma melhor assistência aos usuários do SUS. "A medida contribuirá significativamente no atendimento da demanda diária", complementou.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Luiz Fernando Farias, o diretor de Obras Públicas, Glênio Rolim Guidobono, a engenheira responsável pela fiscalização da obra, Renata Tassinari Franco, o empresário Edson Fagundes, a diretora Financeira da FSNH, Elisete Ramos, o diretor de Gestão Hospitalar, Vinícius Vieira, o diretor técnico do Hospital, Cássio Miguel Baccarin Gerhardt, e a arquiteta responsável pela obra junto à FSNH, Damisma Marconi, entre outros convidados.

Detalhes da obra:

- A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal foi inaugurada em 2002. De lá pra cá, devido à intensa utilização, ocorreu o desgaste dos revestimentos. Houve, então, necessidade de uma reforma para total troca de piso e de forro, além de pintura.

- A reforma possibilitará alteração no layout da UTI, que ampliará o número de leitos de 10 para 14, sendo dois deles de isolamento. Todos os leitos estão de acordo com normas de Vigilância Sanitária, que prevê uma área de, no mínimo, 9 metros quadrados por leito e distância entre leitos de 2 metros. Durante a reforma, os 10 leitos ficarão realocados no Anexo 1 do Hospital Municipal.

- A obra contempla modernização da infraestrutura da UTI, com réguas de gases adequadas, pontos de oxigênio e de ar comprimido, vácuo clínico, tomadas em número suficiente para equipamentos, iluminação direta e indireta e bandeja para monitor.

- Sobre cada leito haverá uma luminária com controle de intensidade de iluminação. Na área coletiva de tratamento, cortinas em material apropriado garantirão a privacidade dos pacientes.

- Estão previstos ainda três lavatórios na área coletiva, lavatórios nos acessos dos isolamentos e mais um próximo ao acesso principal. As esquadrias e bate-macas, que anteriormente eram de madeira, serão substituídas por PVC, para facilitar a higienização.

- Além disso, todas as instalações (elétricas, hidráulicas e de gases) serão embutidas.