Uras Mundo da Criança agora conta com oficina de xadrez

Aulas que já ocorriam na Casa de Cultura e Cidadania foram descentralizadas no bairro Canudos
Publicado em 08/02/2019 - Editado em 11/02/2019
Xadrez está auxiliando no desenvolvimento das crianças da Uras
Divulgação

Xadrez, um jogo que envolve tática, raciocínio lógico e lições para a vida agora também está disponível para os estudantes da Unidade de Referência em Assistência Social (Uras) Mundo da Criança, no bairro Canudos. A modalidade, que já era ofertada desde o ano passado na Casa de Cultura e Cidadania pela Prefeitura, em parceria com a Feevale, descentralizou suas ações para abranger um número maior de crianças e jovens a serem atendidos. A iniciativa surgiu também como alternativa de atividade neste recesso escolar.

O estudante Juan, 16 anos, é um destes alunos que aproveitou as férias para se inscrever no xadrez. “Estou na minha terceira aula, ainda não sei muito sobre o jogo, mas quero aprender. Além disso, é muito importante ter lugares como esse, melhor do que estar em casa”, disse, enquanto observava as colegas arriscarem algumas jogadas. O instrutor da modalidade, Alexandre Sparrenberger, destaca que, como a turma ainda está em fase inicial, a prioridade neste momento são as jogadas. “Eu trabalho com eles a movimentação das peças, o nome das jogadas e também a posição de cada peça no tabuleiro. Estes quesitos são fundamentais para o desenvolvimento do jogo”, falou.

A educadora social Diana Krumennauer destaca que as oficinas estão abertas. “Levamos o projeto para outras partes do bairro, assim mais pessoas terão acesso e, principalmente, neste período de férias. Temos vagas. Enviamos para cada participante uma ficha de inscrição. Com isso preenchido, a vaga está garantida e o aluno apto para participar da oficina”, finalizou. Com sede em Canudos, a Uras fica na Rua Breno Werner Storck, 1.500, e ocorre nas quartas-feiras das 10 às 11 horas e das 12h30 às 13h30.

As oficinas pertencem ao componente de Prevenção a Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).