Unidades de Saúde recebem treinamento para qualificação do atendimento

Unidades de Saúde recebem treinamento para qualificação do atendimento

Linha de apoio
Coordenadores das Políticas Municipais de Saúde promovem capacitações sobre fluxos para novas equipes de saúde
Publicado em 02/01/2020 - Editado em 07/01/2020
Capacitações acontecem nas próprias unidades de saúde
Crédito
Divulgação

A temporada de férias também é tempo para qualificar o atendimento da rede pública de saúde do município. A Secretaria de Saúde (SMS), por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) promove, nos meses de janeiro e fevereiro (calendário abaixo) momentos de capacitações para os trabalhadores das seguintes equipes das Unidades de Saúde da Família (USF): Operário, Palmeira, Petrópolis e Mundo Novo. A prioridade para esses colaboradores é justificada pela troca de gestão desses estabelecimentos de saúde que contam com novos funcionários. “Precisamos uniformizar os atendimentos e para isso, revermos fluxos sanando eventuais dúvidas que os trabalhadores tenham no atendimento ao público”, explica a coordenadora do Numesc Cler Oliveira. “O objetivo é que as capacitações ocorram o ano inteiro para reciclagem de conhecimento mesmo nas unidades que já foram treinadas, em função da rotatividade de profissionais”.

Entre os assuntos serão abordados fluxos em relação à Política de Alimentação e Nutrição, Saúde da Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Saúde do Homem, Saúde Bucal, Vigilância Sanitária e Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Algumas unidades iniciaram as capacitações em Saúde Mental, Saúde da Mulher e Criança e Adolescente ainda em dezembro.

O Numesc estuda, juntamente com as coordenações de Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primavera, Rincão, Liberdade, Kunz, Canudos e Santo Afonso, abrir espaços para reunião de equipe. “A Educação Permanente é uma tecnologia que dispomos para minimizar os problemas ocorrido no dia a dia das unidades e aprimorarmos o serviço entregue à população”, ressalta Cler.

Todas as reuniões da Secretaria Municipal de Saúde tem o acompanhamento administrativo do Numesc. Segundo a coordenadora do núcleo, desta forma, é possível prestar contas à comunidade e às autoridades locais sobre o que é tratado. “Queremos ter o apoio da população para que possamos desenvolver esse trabalho importante que reverte diretamente na qualificação do serviço que é oferecido”

Capacitações programadas para o mês de Janeiro / Fevereiro

(sempre das 15h às 17h)

USF Palmeira

Rua Nazaré, 215 - Vila Palmeira

07/01 - Saúde do Homem e Saúde Bucal

08/01 - Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde da Pessoa Idosa

15/01 - Saúde do Homem e Saúde Bucal

04/02 - Vigilância em Saúde

12/02 - Serviço de Atenção Especializada (SAE)

USF Petrópolis

Rua Luxemburgo, 1570 - Bairro Petrópolis

09/01 - Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde da Pessoa Idosa

16/01 - Política de Alimentação e Nutrição

30/01 - Saúde do Homem e Saúde Bucal

06/02 - Serviço de Atenção Especializada (SAE)

13/02 - Vigilância em Saúde

USF Mundo Novo

14/01 - Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde da Pessoa Idosa

04/02 - Serviço de Atenção Especializada (SAE)

11/02 - Vigilância em Saúde

USF Operário

Rua San Marino - Bairro Operário

21/01 - Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde da Pessoa Idosa