Unidades de Saúde recebem treinamento para qualificação do atendimento

Coordenadores das Políticas Municipais de Saúde promovem capacitações sobre fluxos para novas equipes de saúde
Publicado em 02/01/2020 - Editado em 07/01/2020
Capacitações acontecem nas próprias unidades de saúde
Divulgação

A temporada de férias também é tempo para qualificar o atendimento da rede pública de saúde do município. A Secretaria de Saúde (SMS), por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) promove, nos meses de janeiro e fevereiro (calendário abaixo) momentos de capacitações para os trabalhadores das seguintes equipes das Unidades de Saúde da Família (USF): Operário, Palmeira, Petrópolis e Mundo Novo. A prioridade para esses colaboradores é justificada pela troca de gestão desses estabelecimentos de saúde que contam com novos funcionários. “Precisamos uniformizar os atendimentos e para isso, revermos fluxos sanando eventuais dúvidas que os trabalhadores tenham no atendimento ao público”, explica a coordenadora do Numesc Cler Oliveira. “O objetivo é que as capacitações ocorram o ano inteiro para reciclagem de conhecimento mesmo nas unidades que já foram treinadas, em função da rotatividade de profissionais”.

Entre os assuntos serão abordados fluxos em relação à Política de Alimentação e Nutrição, Saúde da Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Saúde do Homem, Saúde Bucal, Vigilância Sanitária e Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Algumas unidades iniciaram as capacitações em Saúde Mental, Saúde da Mulher e Criança e Adolescente ainda em dezembro.

O Numesc estuda, juntamente com as coordenações de Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primavera, Rincão, Liberdade, Kunz, Canudos e Santo Afonso, abrir espaços para reunião de equipe. “A Educação Permanente é uma tecnologia que dispomos para minimizar os problemas ocorrido no dia a dia das unidades e aprimorarmos o serviço entregue à população”, ressalta Cler.

Todas as reuniões da Secretaria Municipal de Saúde tem o acompanhamento administrativo do Numesc. Segundo a coordenadora do núcleo, desta forma, é possível prestar contas à comunidade e às autoridades locais sobre o que é tratado. “Queremos ter o apoio da população para que possamos desenvolver esse trabalho importante que reverte diretamente na qualificação do serviço que é oferecido”

Capacitações programadas para o mês de Janeiro / Fevereiro

(sempre das 15h às 17h)

USF Palmeira