Turismo Rural em pauta na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Turismo Rural em pauta na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Publicado em 04/07/2019 - Editado em 05/07/2019
Reunião em Lomba Grande serviu para sensibilizar empreendedores do município para o potencial do Turismo Rural
Crédito
Divulgação

A Diretoria de Turismo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), está trabalhando fortemente em um dos segmentos turísticos de maior destaque no Estado: o Turismo Rural. Recentemente, a equipe da Diretoria de Turismo participou da Oficina de Capacitação para Novos Colaboradores da Inventariação do Turismo Rural Gaúcho, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), realizada em Porto Alegre, na sede da SEDETUR, que consiste em visitar os empreendimentos de turismo localizados em áreas rurais, para levantamento de dados, o que futuramente possibilitará dar continuidade ao inventário e ao diagnóstico do Turismo Rural do RS.

Nesta etapa, serão atualizados dados dos empreendimentos já cadastrados e a inclusão de novos. A partir de então os cadastrados terão a possibilidade de participar do Hot Site de Turismo Rural de Emater http://www.emater.tche.br/site/turismo-rural/, bem como participar de estandes coletivos para promoção dos empreendimentos de turismo rural.

“O segmento está em pleno crescimento, mas com um longo caminho de desenvolvimento pela frente. Os dados mais atuais apontam que 43% das propriedades rurais do Estado possibilitam ao cliente uma experiência de participação nas atividades rurais, menos de 25% delas oferecem hospedagem, e apenas 6% aceitam pagamentos com cartões de crédito. Cabe ressaltar que o Vale do Sinos destaca-se nesta área com 10% das propriedades existentes entre as 21 regiões pesquisadas” ressalta o diretor de Turismo, Deivid Schu.

Sensibilização para o Turismo Rural

Na última semana, ocorreu a primeira reunião de sensibilização para o Turismo Rural, na Comunidade Católica de Lomba Grande. A atividade, voltada para representantes dos grupos que participam do Projeto de Agentes de Desenvolvimento Local, foi promovida pela EMATER-RS/ASCAR e contou com a participação da Diretoria de Turismo e da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, e teve como objetivo o planejamento de um caminho turístico em Lomba Grande. Na ocasião, a Diretoria de Turismo apresentou o panorama atual do turismo no município. O próximo passo será o levantamento dos proprietários rurais com interesse em aderir ao projeto, ampliando o foco das ações do turismo e complementando a inventariação realizada nos últimos dois anos com os sítios de lazer.