Por um trânsito mais seguro, Prefeitura adere ao movimento Maio Amarelo

Publicada em 21/05/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Acompanhada do titular da SESMUR, Egon Kirchheim, a diretora de Trânsito, Regina Soares, afixou na farda do guarda Municipal Carlos Alberto dos Santos o laço amarelo do movimento - Foto: Paulo Barcelos
Com o objetivo de chamar a atenção para a conscientização sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), aderiu ao movimento Maio Amarelo. A mobilização já conta com o apoio, no Brasil e no Mundo, de órgãos governamentais e privados, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Como forma de sensibilizar a comunidade hamburguense sobre o tema, a Diretoria de Trânsito (DITRAN) programou blitze educativas para o dia 26 de maio, a primeira, das 8 às 10 horas, e outra das 15 às 16 horas. As atividades serão realizadas na Avenida Pedro Adams Filho, no cruzamento com a Rua Lima e Silva.

De acordo com o titular da SESMUR, Egon Kirchheim, a adesão ao Maio Amarelo, vai ampliar as ações preventivas, educativas e de fiscalização que a pasta já desenvolve. “Estamos aderindo a esta atividade, diante da proposta que visa alertar a sociedade para um trânsito seguro chamando a atenção para os altos índices de mortes e feridos em vias públicas, além dos casos em que há sequelas após os traumas”, destaca o titular da SESMUR, Egon Kirchheim.

O Maio Amarelo

O mês de maio foi escolhido por coincidir com o lançamento da Década de Ação para Segurança no Trânsito, pela ONU em 11 de maio de 2011. Além disso, em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre. O movimento Maio Amarelo segue a mesma dinâmica do “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, que tratam sobre temas que afetam a saúde. Do mesmo modo, o movimento pretende debater e promover ações sobre a acidentalidade e mortalidade no trânsito como uma questão de saúde pública.

O movimento escolheu o laço amarelo para identificar as ações. Conforme diretora de Trânsito, Regina Soares, a escolha do laço de cor amarela remete a necessidade de se tratar os acidentes como um caso de saúde dos condutores e passageiros, e a partir disso, engajar os cidadãos a adotarem um comportamento seguro e responsável em relação à preservação da vida”, explica. Agentes da SESMUR e da Guarda Municipal estão usando o símbolo do Maio Amarelo.