Tradicionalismo em alta no Desfile de 20 de Setembro em Novo Hamburgo

Publicada em 21/09/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Escolas e tradicionalistas desfilaram no Centro de Novo Hamburgo - Foto: Claudir Higlander/Divulgação

Mais de 10 mil pessoas acompanharam na manhã de quarta-feira o Desfile Tradicionalista em homenagem ao 20 de Setembro, na Av. Pedro Adams Filho, em Novo Hamburgo. Estudantes, familiares e cavalarianos representando os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), os Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs) e da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande percorreram várias quadras na área central da cidade, mostrando com orgulho o sentimento pela data máxima comemorada no Estado.

O destaque ficou por conta das representações da Rede Municipal de Ensino, composta por 86 escolas, sendo 33 de Educação Infantil e 53 de Ensino Fundamental, atendendo 23.500 alunos, da faixa etária entre 0 e 9 anos, além da Educação de Jovens e Adultos. “Os gaúchos e gaúchas de Novo Hamburgo devem festejar esta data. Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”, disse a prefeita Fátima Daudt, em rápida manifestação durante a abertura do desfile, que foi feita pela Guarda Mirim de Novo Hamburgo.

A Semana Farroupilha de 2017 apresentou como tema “Farroupilhas: Idealistas, revolucionários e fazedores de história”. A afirmação parte do princípio de que, como disse Walter Spalding, “A história de um povo só poderá ser bem interpretada, conhecendo-se a vida e a obra de seus filhos maiores”. A proposta incentivou que fosse lembrada a história de heróis quase anônimos, mas que foram importantes figuras na Revolução Farroupilha, como José Gomes Vasconcelos Jardim, Antônio de Souza Netto e Joaquim Pedro Soares.

Galeria da notícia