Trabalho da Prefeitura já retirou 18 mil toneladas de resíduos de ruas e arroios
Mais de 18 mil toneladas. Este é o total de entulhos e resíduos de ruas e arroios recolhido pelas equipes da Prefeitura de Novo Hamburgo nos últimos 30 dias. Os trabalhos de reparos e limpezas feitos pelas secretarias de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e Meio Ambiente (SEMAM) vêm sendo realizados desde o dia 1º de fevereiro, e foram intensificados com as chuvas ocorridas desde o final do mês passado, quando a cidade foi novamente atingida por eventos climáticos extremos, além, é claro, da tempestade do dia 31 de janeiro, quando ventos de mais de 150 km/h foram registrados na cidade, colocando a cidade em Situação de Emergência. Desde então, a Prefeitura vem realizando o desassoreamento de arroios e da Casa de Bombas, no bairro Santo Afonso. “Estamos diariamente na rua para colocar a cidade em ordem e trabalhar na prevenção de novas enchentes”, aponta o prefeito Luis Lauermann. A estimativa é de que somente no desassoreamento já tenham sido retirados quase 17 mil toneladas de barro, entulhos e lixo, enquanto a limpeza das ruas gerou 1.539 toneladas.
Até o momento, mais de cem pessoas já foram envolvidas nas atividades, que também contemplam a desobstrução de valas e arroios e a retirada de entulhos em vias públicas. Além das equipes, foram utilizados mais de 15 caminhões basculante, duas retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas. “O objetivo da operação é garantir o atendimento às comunidades mais afetadas pelas chuvas”, destaca o prefeito. Ao todo, 408 ruas foram contempladas com o serviço de limpeza em 15 bairros.
Arroios são desassoreados
Nas últimas semanas os trabalhos vêm ocorrendo inclusive aos finais de semana, tanto no recolhimento de lixo quanto no desassoreamento de arroios. No sábado, dia 8 de março, o prefeito acompanhou o trabalho realizado pela SEMOPSU no Arroio Luiz Rau, na Avenida Nações Unidas, entre as Ruas Caxias do Sul e Rincão. “Somente neste espaço foram retirados 590 metros cúbicos de lixo que obstruíam a passagem das águas”, cita o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Enio Brizola. Além disso, a SEMOPSU fez o desassoreamento de diversos trechos de arroios da cidade, como no Pampa (nos bairros São José, São Jorge e Canudos), Visital (próximo à Avenida dos Municípios), Kunz (Vila Kunz), Eldorado (bairro Santo Afonso), Gauchinho (bairro Santo Afonso), Palmeira (bairro Santo Afonso), Roselândia (bairro Roselândia, nas proximidades da Rua Francisco Alves) e Luiz Rau (bairros Rincão, Industrial e Santo Afonso).
Limpeza e destinação correta do lixo
Segundo o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Enio Brizola, a limpeza das ruas e arroios deve prosseguir. “Continuaremos estes importantes trabalhos e contamos também com o apoio da população para destinar corretamente o lixo para que ele não acabe indo para bueiros e arroios, contribuindo com as inundações”, alerta. Já conforme o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Bonato, será reforçado o trabalho de fiscalização em áreas que ocupam o leito dos arroios. “Isso acaba deixando o percurso mais estreito o que causa o represamento das águas, fazendo com que os arroios transbordem. As situações identificadas serão notificadas para providências imediatas”, afirma. Assim como Brizola, Bonato também reforça o pedido da correta destinação do lixo. “É de extrema importância a colaboração da comunidade, evitando a dispensa de lixo nas vias públicas, pois a cada temporal são encontradas grandes quantidades de lixo, como pneus, sofás, colchões, entre outros”, conclui. Exemplo disso foi a limpeza ocorrida durante o sábado e o domingo, dias 8 e 9 de março. Da bacia de acumulação da Casa de Bombas do bairro Santo Afonso, foram retirados cerca de 500 metros cúbicos de lixo e resíduos, entre os quais garrafas pet, móveis e sofás.
Saiba Mais:
Coleta de Resíduos
Bairros atendidos
Canudos
Pátria Nova
Boa Vista
Rio Branco
Centro
Vila Nova
Ouro Branco
Ideal
São Jorge
Guarani
Rondônia
Liberdade
Industrial
Santo Afonso
São José
Total de ruas atendidas: 408
Total em metros cúbicos: 2.044
Total em Toneladas: 1.539
Arroios Desassoreados
São Jorge – 4.725 toneladas
Visital – 2.700 toneladas
Kunz – 1.350 toneladas
Eldorado – 1.350 toneladas
Gauchinho – 675 toneladas
Palmeira – 1.350 toneladas
Roselândia – 2.700 toneladas
Luiz Rau – 2.025 toneladas
Total – 16.875 toneladas
Total – Limpeza e Desassoreamento: 18.414 toneladas