Textos do Concurso Juventude Escritora 2024 são lançados neste sábado

Com objetivo de estimular a escrita criativa, cultivar o hábito da leitura e promover os produtos textuais de estudantes do ensino médio, o Concurso Juventude Escritora é promovido pelo terceiro ano em Novo Hamburgo. Neste sábado, 30, os 43 textos aprovados serão conhecidos por meio de uma exposição no Espaço Cultural Albano Hartz.
A partir das 10h, o encontro também promoverá a entrega de certificados e o lançamento dos e-books desta edição e das anteriores. O evento é aberto ao público e gratuito. “O concurso abre as portas para o mundo da escrita para os jovens escritores da cidade, temos uma variedade grande de estilos e temáticas”, conta a coordenadora dos projetos socioculturais da Secretaria da Cultura, Roberta Cornely.
Entre as produções, estão crônicas, poesias e contos. “Os estudantes escreveram fantasias, drama, comédia... muitos deles se motivaram pelas situações da juventude para criar; outros, num universo imaginário”, fala Roberta. Após o lançamento, os e-books serão disponibilizados no site da Prefeitura.
Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, a atividade, que é integrante da política de livro e leitura, aproxima os jovens do mundo das letras. “Pensamos em diferentes ações, para todas as faixas-etárias, que promovam a descentralização e o acesso à leitura. O Concurso Juventude Escritora é uma delas, fazendo com que eles se aproximem da escrita, também temos a Noite na Biblioteca, Narrativas Literárias, bancas de Pegue e Leve, entre outras atividades”, explica.
Juventude Escritora
A 3ª Edição do Concurso Juventude Escritora é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. O objetivo é estimular a escrita criativa, cultivar o hábito da leitura e promover os produtos textuais de estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e particulares do município de Novo Hamburgo.
Os textos foram escritos no ano de 2024 e tiveram o auxílio de professores da própria escola, que fizeram as provocações para instigar a produção escrita e a revisão dos textos.