Temática “Todos juntos no mesmo barco” mobilizou pré-conferências de Assistência Social

Publicada em 18/08/2015 - Atualizada em 17/11/2020
A navegação foi o tema das dinâmicas propostas pelas Pré-Conferências. - Foto: Jorge Boruszewsky
“Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco. Todos nós no mesmo barco, não há nada pra temer”. Com essa frase de Chico Buarque, da música Todos Juntos, iniciaram na tarde de terça-feira, 18 de agosto, as Pré-Conferências de Assistência Social de Novo Hamburgo. Quatro encontros ocorreram de maneira simultânea, com dinâmicas envolvendo o tema navegação, no qual os usuários e funcionários das Unidades de Referência em Assistência Social (URAS) Monteiro Lobato e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Canudos 1 e 2, participaram com sugestões e avaliações sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cinco perguntas foram propostas, e posteriormente coladas em um quadro, para que todos pudessem ver qual é o SUAS que todos querem ter. “Essas respostas servirão para que possamos analisar e construir um plano, para utilizar na 11ª Conferencia Municipal de Assistência Social. Lá, faremos o mesmo processo, e assim levaremos para a Conferência estadual, e posteriormente para o encontro nacional”, explica o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco. A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorre dias 26 e 27 de agosto na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

De acordo com a assistente social Liana Sinkler, a intenção é tornar os usuários protagonistas das próprias políticas públicas. “Queremos demonstrar que unindo nossas ideias, podemos construir um serviço social ideal para todos, por isso a analogia com o barco, que não depende somente do capitão para navegar, mas sim de toda a tripulação”, descreve Liana.

Um exemplo de protagonismo é o do Nilson Tizato, 65 anos, que frequenta o CRAS Canudos 2. Lá, ele ajudou a criar o Movimento para Inclusão de Pessoas com Deficiência do Bairro Canudos, o Grupo SuperAção. Agora, Tizato, que possui uma deficiência visual, quer auxiliar a construir um SUAS ainda melhor. “Sou amparado por todos os serviços que a Prefeitura pode me oferecer, mas ainda precisamos de um espaço maior no nosso CRAS. Sei que a partir das Conferências, poderemos conseguir esse objetivo mais facilmente”, comenta o aposentado. As pré-conferências continuam nos dias 19 e 20 de agosto, conforme calendário abaixo.

Pré – Conferências:

19/08 – Faculdade FTEC – 13h30 (Rua Silveira Martins, 780, Centro);

20/08 – Capela Nossa Senhora da Saúde – 13h30 (Rua Bruno Dienstman, s/nº, Boa Saúde)