Telecentro aproxima o bairro Rondônia da tecnologia

Logo nos primeiros dias de 2014 a comunidade do bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, já pode contar com uma novidade. A Prefeitura, a partir da Secretaria de Tecnologia da Inclusão Digital (SETID), inaugurou na quinta-feira, dia 3 de janeiro, o Telecentro Protegidos da Princesa Isabel – Geada. No local, os moradores poderão usar gratuitamente os computadores com acesso à internet. Este foi o 21º Telecentro Comunitário instalado em Novo Hamburgo desde 2009. “Além destes espaços, nestes cinco anos tivemos muitos avanços na informatização dos serviços da Prefeitura. Trabalhamos na perspectiva da inclusão digital e da melhora na qualidade de vida”, declarou o prefeito Luis Lauermann.
Equipado com 11 computadores e uma impressora, o laboratório está localizado na Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel (Rua Germano Fehse, 115). No Telecentro, a comunidade terá acesso à internet para a realização de trabalhos, pesquisas, jogos e uso das redes sociais. “Este espaço é dos moradores e esperamos que utilizem muito. Desta forma, estarão 'protegidos' do analfabetismo digital”, disse a titular da SETID, Márcia Schüler, em referência ao nome da escola de samba.
Entusiasmado com o novo espaço da agremiação, o presidente Ivan Nascimento, lembrou do compromisso das escolas de samba com a comunidade. “Não podemos pensar só no carnaval. Nossa mentalidade aqui é de inclusão social e este Telecentro será muito importante para nossos projetos”, destacou. Aos 53 anos de idade, Aldair Xavier nunca teve a oportunidade de aprender a usar o computador. Agora, com o Telecentro no bairro onde mora, ele já planeja as primeiras aulas para acessar a internet. “Sou integrante da escola e fiz a instalação elétrica do Telecentro, agora não tenho mais desculpas. Quero aprender a usar”, planeja.
Monitores auxiliam usuários
Para utilizar os Telecentros, basta o morador se cadastrar apresentando Carteira de Identidade ou outro documento com foto. Em média, são disponibilizadas sessões de 30 minutos, conforme a demanda, e após a primeira utilização, o usuário passa a dispor de senha própria, que lhe permite acesso direto. Em cada um dos Telecentros, monitores auxiliam a comunidade na utilização dos equipamentos. Para saber mais sobre os Telecentros de Novo Hamburgo, acesse o site www.caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br.