Telecentro Albano Hartz forma turma da Hora do Idoso

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), realizou na terça-feira, 10 de dezembro, a primeira formatura da turma do projeto A Hora do Idoso, do Telecentro Albano Hartz. Na quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12, outras duas turmas se formam, também no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112, Centro). A confraternização das demais turmas acontece das 9 às 11 horas, após encerramento da última aula.
“É uma imensa alegria contar com a participação de vocês nas aulas. Estamos tentando difundir nosso trabalho dentro dos telecentros, afinal, a internet é, hoje, um meio de comunicação e vivências. Não existe idade para aprender”, ressaltou Guilherme Zimmermann, diretor de Inclusão Digital da SETID.
Professor do telecentro Albano Hartz há um ano, Carlos Roberto Gonçalves, destacou a experiência de ensinar idosos e a diferença do trabalho com jovens. “É uma experiência gratificante proporcionar conhecimento para estes idosos. Eles realmente querem aprender e se dedicam durante as aulas, mesmo com suas dificuldades. Alguns aqui nunca tinham usado um computador, enquanto, para o jovem, o acesso é mais fácil”, destaca.
Ao final da última de 16 aulas, Gonçalves e Zimmermann convidaram aqueles que ainda ficaram com dúvidas, para se inscreverem para as turmas de 2014. Logo após a entrega dos diplomas, alunos realizaram uma confraternização com salgadinhos e refrigerante levados por eles para comemorar a formação. Ainda com a turma da Hora do Idoso, se formaram três alunos dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município.
Na sexta-feira, 20 de dezembro, os alunos da turma A Hora do Idoso do Telecentro da Abefi realizam a sua confraternização de formatura, das 13h30 às 15h30, quando sete alunos receberão seu diploma.
A Hora do Idoso
O projeto A Hora do Idoso, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), teve início no Município em 2010 com o objetivo de ensinar informática básica para pessoas acima de 50 anos. O curso formou até o primeiro semesre de 2013, 253 pessoas. Já ao longo do segundo semestre, 93 alunos receberão seus diploma.
Com 64 anos, Marinez Fernandes explica que o interesse pelas aulas surgiu da vontade de conversar pela internet com seus três netos, que moram em outra cidade. “Além de querer falar mais com meus netos, tenho que dizer que sou metida, pois adoro aprender e estar no meios de atividades. Quero voltar no próximo ano e continuar aprendendo, pois as aulas foram maravilhosas e aprendi muito”, ressalta Marinez, sem esconder a alegria.
Para a última aula, a aluna ainda levou um material especial: encontrou em sua casa uma página de uma revista de 7 de junho de 1989, que falava sobre o primeiro computador de grande porte. “Havia separado a página por outro motivo, pela matéria que havia na parte de traz da folha. Quando ví do que se tratava o assunto, fiquei muito feliz e interessada, não pude deixar de trazer para mostrar ao professor Carlos”, conta Marinez.