Teatro Municipal é reinaugurado após melhorias

Publicada em 25/10/2012 - Atualizada em 17/10/2024
O prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário de Cultura Carlos Mosmann, e demais autoridades, participaram da reinauguração do Teatro Paschoal Carlos Magno - Foto: Diogo Fernandes
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), realizou na noite da quarta-feira, 24 de outubro, a reinauguração do Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado junto ao Centro Municipal de Cultura Doutor Parahim Machado Lustosa, no Centro. Depois de três meses com as portas fechadas para significativas reformas, o espaço foi reaberto para que a comunidade comece a usufruir das novas mudanças. Foram feitas obras nas partes internas e externas, nos banheiros, camarins, fachada, forro, assoalho, poltronas e iluminação.

Estiveram presentes no evento o prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, entre outras autoridades locais. A deputada federal Manuela D’Ávila, autora da emenda parlamentar que destinou recursos na ordem de R$ 290.500,00 para a reforma, não esteve presente na atividade, mas escreveu uma carta onde ressaltou o quanto obras como estas são importantes para a comunidade. Outros R$ 15.000,00 foram entregues à SECULT a partir do Conselho Municipal de Cultura (CMC), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).

O prefeito destacou que desde o início da atual gestão buscou-se alternativas para melhorar a estrutura do teatro. O ar-condicionado, que causava problemas constantes, foi totalmente refeito e desde abril está em pleno funcionamento. “Agora, com a entrega destas obras, temos um local mais qualificado para o desenvolvimento da cultura em Novo Hamburgo”, disse. O teatro, inaugurado em 1982 (inicialmente um auditório), recebeu melhorias nos quatro anos seguintes e em 2002, junto com obras no Centro Municipal de Cultura.

Além da reinauguração do teatro, foi assinado no evento a ordem de início para as obras de reforma no telhado do Centro Municipal de Cultura. A previsão é de que as melhorias fiquem prontas em um mês. Após o evento, foi apresentado gratuitamente ao público, que lotou as poltronas do espaço, o espetáculo Spirits, do Grupo Circo de Palco.