Teatro Municipal recebeu terceira etapa do Nossa Música

Publicada em 19/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Teatro Municipal recebeu terceira etapa do Nossa Música. - Foto: Luana Chinazzo

No domingo, 18 de setembro, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, localizado no Centro de Cultura, foi palco da terceira etapa classificatória do Festival Nossa Música 2016. O evento vespertino contou com apoio da comunidade que lotou o espaço para a apresentação das 14 últimas músicas selecionadas. O  Festival Nossa Música é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Fundação La Salle.

Para o produtor do evento, Renato Morais, as eliminatórias deste ano têm sido sucesso de público e de qualidade musical. “Acompanhei todas as edições do evento, mas a qualidade deste ano foi surpreendente. O festival já é reconhecido entre os artistas, muitos se preparam para isso”, afirmou. Morais ainda destacou a escolha do Teatro para as apresentações desta edição. “Foi uma ótima escolha. A acústica é ótima, o público fica bem acomodado e a localização é central”, completou.

Esta é a terceira edição que o músico Eduardo Petry, 29 anos, que venceu em 2012 com a banda Big Hill, participa. Este ano, Petry defendeu a música Incógnita, com a banda Idealize. “O festival está bem organizado e tocar no Centro de Cultura é sensacional”, afirmou. “Nossa música fala sobre não desistir dos sonhos, que quando se busca algo que ama, o resultado, seja qual for, é vitorioso”, destacou o guitarrista. Um dos jurados da noite, o músico e educador musical Cassiano Ribeiro, ressaltou a responsabilidade do júri. “Na passagem de som já senti que seria um trabalho complicado. Já participei de festivais, mas esta é a primeira vez que estou do outro lado”, contou.

Além de Ribeiro, o júri foi composto por Gabriela Mascarenhas, produtora cultural e professora de música formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e pelo uruguaio Raul Quiroga, músico tradicionalista que leva no currículo mais de 450 composições e o Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2010 de melhor arranjo. Selecionados pelos jurados, os vencedores da noite foram: Idealize, com a música “Incógnita”; Sotom Blues, com “Talho Eterno”, Darlin & Banda, com “Parar de te querer” e Banda NP – Não Pertence, com a canção “Tá no sangue”.

Público prestigiou

O público lotou o teatro para prestigiar a terceira etapa do Festival Nossa Música. Entre os espectadores estava a moradora do bairro Primavera Remi Geci de Souza, 75 anos, que acompanhou o filho Luiz Fernando de Souza, músico da Darlin & Banda. “Acompanho meu filho desde que ele era adolescente e cantava nos Canarinhos”, contou. E sobre o show da noite, Dona Remi destacou: “É muito emocionante vê-lo tocar no Teatro Municipal!”.

O cinegrafista Taylor Lopes, 23 anos, e a namorada, a estudante Priscila Ravazio, 21 anos, também prestigiaram o evento. “Este é o segundo ano que venho ao Festival, é muito bacana”, afirmou Lopes. “O evento é bem profissional e as bandas são autênticas”, completou Priscila.

Final

Em cada etapa classificatória, foram selecionadas quatro canções, que totalizam 12 músicas que competirão a final no dia 29 de outubro. O evento acontecerá na Fenac (Av. Nações Unidas, 3825 - Bairro Ideal) e marcará o fechamento da Feira do Livro 2016.

Confira a relação completa das músicas finalistas:

1) Ramos – Música: Vou;

2) Auto Controle – Música: Lugar Melhor;

3) Quarto Stúdio – Música: Sobrecarga;

4) Green River – Música: Diversão;

5) Gênesis Araújo – Música: Amanhã Nunca Mais;

6) Conjunto Linhares – Música: Do Amor Livre;

7) Arapuca do Brasil – Música: A Bandeira;

8) Xande Santos & Banda Café – Música: Black É O Que Há;

9) Darlin & Banda – Música: Parar De Te Querer;

10) Sotom Blues – Música: Talho Eterno;

11) Banda NP – Não Pertence – Música: Tá no Sangue;

12) Idealize – Música: Incógnita

Galeria da notícia