Sonho da Medicina passa pela oficina de Aprendizagem Comercial

Sonho da Medicina passa pela oficina de Aprendizagem Comercial

Publicado em 28/08/2019 - Editado em 30/08/2019
Pedro Henrique Silveira de Souza, de 16 anos, futuro médico neurologista
Crédito
Betina Ludwig

Sonhos precisam de ações e oportunidades para serem realizados. Entrar ou se qualificar para o mercado de trabalho também. E quando o caminho na busca de um sonho tem como degrau capacitar-se em uma profissão para buscar a formação em outra? A resposta é a história do Pedro Henrique Silveira de Souza, de 16 anos.

Em busca do sonho de cursar Medicina ele agiu procurando a qualificação em uma profissão. A oportunidade foi lhe dada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da oficina gratuita de Aprendizagem Comercial, com aulas ministradas na Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem).

Pedro Henrique conheceu cedo o mercado de trabalho. Antes de ingressar na oficina, trabalhava informalmente de domingo a domingo em um supermercado e não tinha muito tempo. “Eu não conseguia fazer nada. Passava trabalhando”, conta. A oficina o fez olhar o mercado de trabalho com outra perspectiva. “O curso de Aprendizagem Comercial me encaminhará a um emprego melhor e a partir daí farei minha poupança para cursar Medicina”, planeja.

Mas não é só a possibilidade de seguir seu sonho que a participação na oficina anima o futuro médico neurologista. “Aprendemos a ser melhor não apenas para a gente, mas também para a nossa comunidade. Entendemos valores e também de que forma estamos contribuindo para a cidade que queremos no futuro. Então, vejo como fundamental estes programas para os jovens”, comenta.

A oficina de Aprendizagem Comercial tem encerramento previsto para o próximo mês. O projeto tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integra o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).