SMED recebe inscrições para o programa Brasil Alfabetizado

Publicada em 09/02/2012 - Atualizada em 17/10/2024

Estão abertas até quarta-feira, dia 15 de fevereiro, as inscrições para alfabetizadores, coordenadores, tradutores de libras e alfabetizadores indígenas interessados em participar como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado. Promovido pelo governo federal e desenvolvido em Novo Hamburgo pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED), com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), o programa é destinado a jovens e adultos não alfabetizados ou que não tenham completado o 4º ano do Ensino Fundamental.

Os educadores interessados em participar do programa devem comparecer na SMED, no 4º andar do Centro Administração Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201) e apresentar os documentos solicitados (confira lista abaixo). O edital completo pode ser conferido no site da prefeitura no endereço www.novohamburgo.rs.gov.br no link "Concursos". O Ministério da Educação oferecerá aos voluntários uma bolsa-auxílio mensal que tem como finalidade auxiliar no deslocamento e alimentação. Todos os voluntários participam ainda de um curso de capacitação e recebem certificação.

Alunos podem fazer inscrição

Pessoas com mais de 15 anos, não alfabetizadas ou que não completaram o 4º ano do Ensino Fundamental podem participar do programa que terá duração de oito meses. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas em qualquer uma das escolas municipais de Novo Hamburgo. As turmas serão organizadas a partir das inscrições dos interessados e as aulas iniciarão até o final do mês de março. A SMED também busca parceiros para o programa. Entidades como empresas, CTGs, agremiações, igrejas dentre outras interessadas em organizar turmas de alfabetizandos poderão conveniar (sem custos) com a Prefeitura de Novo Hamburgo. As entidades recebem certificado de participação no programa.

Lista de documentos:

- Cópia de Cédula de Identidade e do CPF, acompanhados dos originais;

- Comprovação de estar em dia com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino, acompanhado de original;

- Comprovação de estar em dia com a Justiça Eleitoral, acompanhado de original;

- Comprovação da escolaridade e requisitos constantes do item 3 do Edital;

- Apresentar a documentação para classificação (conforme edital).