SMED promove palestra de Carlos Gerbase para professores em Novo Hamburgo

Publicada em 06/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Cineasta e professor de cinema, Carlos Gerbase iniciou o ciclo de formação de professores para a 5ª Mostra e 1º Festival Mostra Inclusão e Diversidade - Foto: Bruna Provenzano

Na tarde de segunda-feira, 5 de setembro, dezenas de professores da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo acompanharam uma palestra de formação com o cineasta Carlos Gerbase. O encontro, sediado na FTEC e promovido pela Prefeitura, a partir da Secretaria de Educação (SMED), faz parte da formação vinculada a 5ª Mostra e ao 1º Festival Curta Inclusão e Diversidade.

Professor de cinema da Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PUCRS) e um dos mais importantes realizadores da área audiovisual do estado, Gerbase compartilhou experiências de sua trajetória acadêmica, profissional e de formação. À frente da produtora Prana Filmes, o cineasta é um dos criadores do projeto Primeiro Filme, que é composto por livro e DVD de formação e por um festival destinado a produções escolares. “O fundamental é ensinar a linguagem audiovisual e as estratégias de produção. As crianças e jovens já dominam as técnicas para utilização dos equipamentos. Nossa ideia é capacitar os professores para que utilizem este potencial”, destacou.

Este foi o primeiro dos seis encontros de formação previstos pela gerência de Educação Inclusiva e Diversidade da SMED, que promove as ações. “Nosso objetivo é oferecer aos professores a formação para que avancem nas produções audiovisuais com nossos estudantes”, destacou a gerente Márcia Comasseto.

Exibição

A 5ª Mostra e 1º Festival Curta Inclusão e Diversidade serão realizados nos dias 23, 24 e 25 de novembro com exibições e debates nas salas do Cinespaço. A atividade é aberta a participação de instituições da região e os vídeos devem ter como temática a inclusão e a diversidade e disponibilizarem recursos de acessibilidade. Mais informações no site curtainclusao.novohamburgo.rs.gov.br. 

Datas das oficinas:

8 de setembro, quinta-feira

16h às 18h

Leonardo Peixoto, produtor

22 de setembro, quinta-feira

16h às 18h

Leonardo Peixoto, produtor

29 de setembro, quinta-feira

14h às 17h

Mimi Aragón, audiodescritora

6 de outubro, quinta-feira

16h às 18h

Leonardo Peixoto, produtor

20 de outubro, quinta-feira

16h às 18h

Leonardo Peixoto, produtor

Galeria da notícia