SMED promove curso sobre adolescência para professores e agentes de segurança

Publicado em 29/06/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:32
Palestrante em pé e platéia sentada em um auditório
Educadores e agentes de segurança participam de curso sobre adolescência
Crédito
Bruna Provenzano

Os desafios e interesses que envolvem a adolescência na sociedade contemporânea são tema de curso de formação oferecido pela Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo. A ação é destinada aos educadores de escolas municipais e também agentes de segurança que atuam no Programa Escola Mais Segura. Na manhã de sexta-feira, 29 de junho, cerca de 80 profissionais participaram de palestra que teve como foco “Fatores geradores de violência e tipos de violência” e foi ministrada pela psicóloga Patrícia Spindler.

Este foi o segundo encontro desta edição do curso que terá 20 horas de duração. Participam da formação as equipes diretivas e orientadores educacionais das escolas, os professores que trabalham do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e agentes da Guarda Municipal e da Brigada Militar. O objetivo é apresentar e discutir metodologias e estratégias pedagógicas que possam ser utilizadas nas diferentes abordagens com adolescentes no cotidiano escolar. “Desta forma, buscamos instrumentalizar os educadores e agentes para a mediação de conflitos que envolvam colegas, professores, famílias e comunidade”, explica a psicóloga da SMED, Marion Schütz.

Dividido em cinco módulos, o curso também abordará outras temáticas como Estatuto da Criança e do Adolescente, Justiça Restaurativa, Prevenção de violências e Juventude. Ao final dos encontros, será produzido documento de orientações para identificação de situações de risco, planejamento de ações preventivas e mediação de conflitos.

Galeria da notícia

Palestrante em pé e platéia sentada em um auditório