Skate: da rua para modalidade olímpica

Skate: da rua para modalidade olímpica

Linha de apoio
Esporte é uma das atrações para os jovens na Praça da Juventude
Publicado em 25/03/2019 - Editado em 27/03/2019
Oficina de skate faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI)
Crédito
Tatiane Brandão

De brincadeira de rua para esporte olímpico. O skate é uma das cinco novas modalidades dos jogos olímpicos e a oficina já está ocorrendo na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso. O projeto, em execução pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) pelo Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), está na sua segunda aula no local. Os horários e dias da modalidade devem ser consultados no próprio território, já que ocorre em datas alternadas com objetivo de que os participantes possam praticar outros esportes disponíveis.

O projeto atende a faixa etária dos 10 aos 24 anos. Os alunos estão aprendendo quesitos básicos do esporte como remada, batidas nas rampas e o ollie que é a base para o aprimoramento das manobras. Além disso, os participantes menores de idade precisam estar frequentando a escola para poder participar da modalidade. Quesitos como respeito e disciplina não ficam de fora da aula segundo o educador social Anderson Roberto Domingues da Silva, mais conhecido como Anderson Didi. “Estamos na segunda aula, então ainda é tudo muito básico, mas com o tempo vai evoluir. Temos a prática esportiva, atrelada a fatores de boa convivência e formação de cidadãos. Isso faz parte da evolução”, disse.

Capacete e skate embaixo do braço, o jovem Mateus de Moura, 9 anos, vai até a praça acompanhado da mãe para aula. “Eu já andava antes, tenho meu próprio material. Um dia vim aqui na pista e fiquei sabendo do projeto. Minha mãe conversou com professor e me inscrevi. Eu gosto de estar aqui”, contou ele. Já o estudante Pedro Henrique Marques, 12, é novato no esporte. “Eu tinha interesse, mas nunca tinha praticado. Estou aprendendo, já somei uns dez tombos (risos), mas vou aprender”, finalizou. A oficina pertence ao componente de Prevenção à Violência e tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Praça da Juventude fica na Rua Honduras, bairro Santo Afonso.