Simulado de acidente busca sensibilizar a sociedade sobre os riscos no trânsito

Publicado em 27/09/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
Socorristas fazem os procedimentos de atendimentos em vítimas no chão
Simulado foi realizado na Avenida Pedro Adams Filho na manhã desta quinta-feira
Crédito
Lú Freitas

Quem passou pela área central nesta quinta-feira, 27, acompanhou o simulado de acidente, que é realizado dentro das atividades da Semana do Trânsito em Novo Hamburgo. Dois carros batidos e uma moto compuseram o cenário na Avenida Pedro Adams Filho, esquina com a Rua David Canabarro. Atores representavam como vítimas do acidente fictício, demonstrando a realidade do violento cotidiano das ruas brasileiras. “O simulado coroa nosso trabalho nessa Semana do Trânsito, onde foram desenvolvidas 15 ações educativas, como blitzes, panfletagens e palestras em escolas. As imagens da simulação são fortes, mas são necessárias para chamar a atenção da sociedade”, destaca o inspetor chefe do Departamento de Ensino da Guarda Municipal, Ulisses José da Silva.

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária informam que ao ano morrem 40 mil pessoas em acidentes de trânsito no Brasil. Em Novo Hamburgo, no ano passado, ocorreram 19 óbitos. “Ações, como este simulado, são sempre importantes para a sensibilização da sociedade. Que sirva de reflexão à comunidade, com o objetivo que se exercite sempre atitudes corretas no trânsito”, frisou o diretor de Trânsito de Novo Hamburgo, Ricardo Schiavon.

Cerca de 50 participantes, entre socorristas e guardas municipais, participaram da simulação que foi realizada pela Guarda Municipal, Samu, Viva Remoções e Anjos do Asfalto. A ação foi acompanhada pelos alunos das EMEFs Anita Garibaldi, Presidente Hermes da Fonseca e Nilo Peçanha.