SESMUR realiza vistoria em táxis de Novo Hamburgo

Os técnicos avaliam diversos itens. Entre eles, estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a credencial para dirigir veículo de aluguel do motorista, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o laudo de um mecânico sobre as condições do automóvel e o estado do taxímetro, que deve ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Também são verificadas as condições de itens básicos, como pneus, iluminação, cintos de segurança e extintores de incêndio.
Depois de aprovado, cada veículo recebe um selo da Prefeitura, que é fixado no para-brisa dianteiro, com validade de um ano. De acordo com o diretor de Transporte da SESMUR, Álvaro dos Santos Silva, desde que as vistorias iniciaram, na segunda-feira, dia 5, poucos problemas foram constatados com taxistas e seus carros. “A frota que roda em Novo Hamburgo é nova. A maioria dos automóveis, cerca de 70%, tem menos de três anos. Além disso, nós temos realizado um trabalho de fiscalização preventiva, de orientação, o que reduz os problemas”, afirmou.
O taxista Julio Cezar Ferreira de Paula, 46 anos, tem a experiência de 23 anos no ramo. Para ele, vale a pena reservar um tempo para fazer a vistoria. “É bom estar com tudo regularizado, pois assim trabalhamos tranquilo, sabendo que vamos evitar problemas com fiscalização ou até mesmo com os clientes”, ponderou.