Seminário reinicia atividades do Atelier Livre

Após o período de férias, os trabalhos do Atelier Livre Municipal de Novo Hamburgo foram reiniciados com a realização de um seminário interno que teve a participação dos professores que compõem a escola de artes. A atividade ocorreu na sede da entidade, junto ao Centro Municipal de Cultura, e contou também com a participação de diversas personalidades ligadas à história da cultura hamburguense. O Atelier Livre é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED).
Entre os convidados, estavam Christina Marquart (artes visuais), Vó Nair (cultura afro-brasileira), Mauro José da Silva (Comitê Pró-Ações Afirmativas), Lica Schamam (dança) e Liene Schütz (historiadora). “É muito importante conhecermos a história de diversas personalidades nacionais e internacionais no que se refere à cultura. Mas, para dar início às atividades em 2012, resolvemos dar ênfase a nossa cidade, convidando pessoas que fizeram parte da história Novo Hamburgo”, destacou a diretora do Atelier, Celi Teresinha Reinhardt.
O seminário debateu uma série de assuntos, entre eles a integração das culturas e o conhecimento gerado por esse processo. “A integração humana é cada vez maior e vai melhorar. Isso depende só de nós”, salientou Vó Nair. “Vivemos muito hoje a possibilidade de contato com o diferente. Nós crescemos muito com isso. As crianças já podem ter esse contato”, complementou Mauro.
Na parte da tarde, foi exibido o filme Walachai, dirigido por Rejane Zilles, produção que documenta a história da região de imigração alemã. Todas as atividades do seminário foram gravadas para que façam parte do acervo histórico da escola e que depois se tornem ferramenta pedagógica do Atelier Livre.