Seminário do PAAM debate a questão de postos de lavagem automotiva

Publicada em 30/09/2015 - Atualizada em 15/10/2024
O evento ocorreu no auditório do 4° andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. - Foto: Ivan Lauffer

Com o intuito de debater sobre o tratamento e a reutilização das águas nos postos de lavagem de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou no início da noite de terça-feira, 29 de setembro, o 29° Seminário do Plano de Acessibilidade Ambiental, o PAAM. O evento, que ocorreu no auditório do 4° andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, discutiu a questão Postos de Lavagem X qualidade das águas do Rio dos Sinos. Estiveram presentes no debate proprietários de estabelecimentos e trabalhadores da área de lavagem de veículos.

Conforme o titular da secretaria de Meio Ambiente, Eduardo Bonato, o PAAM foi realizado levando em consideração a necessidade de termos um maior controle quanto aos impactos causados em nosso município a partir da execução da atividade de postos de lavagem. “A SEMAM está sempre aberta para o diálogo direto e aberto com os empreendedores, dando a oportunidade deles explanarem suas dúvidas e até mesmos sugestões quanto as medidas administrativas relativas a questão ambiental”, salientou.

De acordo com a diretora de Licenciamento Ambiental, Luciane Maria, o PAAM proporcionou uma aproximação com os empreendedores que desejam regularizar sua atividade. “O licenciamento ambiental é usado como uma ferramenta para os assuntos pertinentes a preservação do meio ambiente. Essa medida funciona como uma previsão doutrinária em seus princípios, através da motivação da SEMAM e de uma conversa mais próxima do empreendedor, orientando-o quanto a melhor maneira de executar sua atividade profissional, respeitando os parâmetros legais e ambientais que devem ser observados”, explica a diretora de Licenciamento Ambiental, Luciane Maria.