Seminário do CMDCA destaca a convivência familiar e comunitária
Na quinta-feira, dia 18 de agosto, das 8h30 às 17h30, o Salão de Atos do Prédio Lilás da Universidade Feevale recebeu o 1° Seminário Municipal do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), um órgão municipal estruturado dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
Cerca de 300 pessoas, dentre assistentes sociais, conselheiros, professores, psicólogos, alunos da Feevale e demais profissionais da área da educação debateram em painéis que abordaram a convivência familiar, o trabalho infantil, abuso sexual, dentre outras pautas pertinentes ao sistema municipal.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Hélio Pacheco, um dos objetivos do evento foi consolidar os esforços das secretarias e fortalecer os laços do poder público e dos órgãos fiscalizadores. Helio Feltes Filho, advogado do CMDCA, destacou que os profissionais estão sendo capacitados para atender a comunidade e que o seminário está dando subsídios para fortalecer a convivência familiar e comunitária.
O encontro envolveu bastante os profissionais presentes em painéis que privaram pelo bom diálogo. Viviane Karina Erthal, pedagoga da Secretaria de Educação (SMED) e que esteve presente na plateia participando do evento, reforçou que os encontros estão permitindo um maior avanço nas políticas públicas da criança e do adolescente.
Ao todo, o 1° Seminário Municipal do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com quatro painéis e uma apresentação do Coral Fazenda Senhor Jesus.