Seminário aborda Bolsa Família e Cadastro e Único

Publicada em 27/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
O seminário foi voltado para profissionais da saúde, educação e desenvolvimento social - Foto: Vanessa Monni

Dois dias para aprofundar e debater a importância e abrangência dos programas Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esse é o objetivo da atividade que iniciou na quinta-feira, dia 27 de outubro, no auditório da Ftec (Rua Silveira Martins, 780 – Centro). O evento é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, com articulação das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação (SMED) e Saúde (SMS), e segue durante a sexta-feira, dia 28.

Na abertura do evento, o vice-prefeito Roque Serpa destacou a importância dos programas sociais e o reconhecimento das políticas assistenciais na vida daqueles que mais precisam. “Esses programas são de suma importância para sociedade, pois ajudam as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, eliminação da extrema pobreza e melhorias nos indicadores sociais”, pontua Serpa. Para o titular da SDS, Hélio Pacheco, é importante fomentar esses temas. “Estamos trabalhando constantemente para a manutenção e regulação desses programas”, destaca Pacheco.

O seminário é voltado para trabalhadores e estagiários que executam o serviço do Cadastro Único, representantes dos CRAS, URAS, CREAS e Centro POP; trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Setor Psicossocial da SMED; das Unidades de Saúde e do Comitê Intersetorial do Programa Bolsa Família, além de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e das ONGs que atuam em programas sociais. De acordo com o gerente de renda da família da SDS, Flávio Keller, o evento é uma oportunidade para troca de informações. “Aqui podemos dialogar entre os profissionais envolvidos e promover o acesso a políticas assistencialistas”, conta Keller.

Durante o seminário serão abordados eixos temáticos da proteção social e socioassistencial no Brasil; famílias em vulnerabilidade e risco social; programas de transferência de renda; público específico; formas e fluxos de acesso; programa bolsa família: como surgiu e a situação atual do Município; o cadastro único na política de proteção: o que é, quando e por quê; e programas associados: peculiaridades de preenchimento.

Programação

28 de outubro – sexta-feira

9h - Palestra

Tema: “O Cadastro Único na Política de Proteção: o que é, quando e por quê. Programas associados, peculiaridades de preenchimento”

Cláudia Deitos Giongo e Maria Judite Ludwig

12h – Encerramento

Continuação da Capacitação para os funcionários e entrevistadores do Cadastro Único

13h30 às 17h – Fortalecimento da Equipe do Cadastro Único – A Construção Coletiva

Galeria da notícia