Semáforo com sinal sonoro para deficientes visuais entra em operação

Publicada em 19/11/2015 - Atualizada em 15/10/2024
Coordenador do CPPD, Darwin Kremer; O vice-presidente da Associação dos deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis); titular da SESMUR, Egon - Foto: Paulo Barcelos
Pensando na segurança dos deficientes visuais, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SESMUR), através da Diretoria de Trânsito (DITRAN) e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (CPPD), instalou na Rua Bento Gonçalves, em frente a Caixa Econômica Federal, no Centro, uma sinaleira de pedestres com sinal sonoro. O semáforo também orienta os pedestres que precisam atravessar na Rua David Canabarro. O local será o primeiro a receber o dispositivo e servirá como teste para possível instalação em mais pontos da cidade. O titular da SESMUR, Egon Kirchheim, explica que o semáforo possui um dispositivo que emite um sinal sonoro quando a sinaleira estiver aberta para a travessia de pedestres, especialmente para orientar as travessias.

O Coordenador do CPPD, Darwin Kremer, salienta a importância para toda a comunidade. “Essa é uma importante iniciativa, a partir da sensibilidade da SESMUR com os deficientes visuais”, destacou o coordenador do CPPD, Darwin Kremer. “O sinal sonoro junto ao semáforo nos ajuda muito. Porque as vezes estamos sozinhos na rua e o apito vai auxiliar na orientação enquanto realizamos a travessia com mais segurança” considerou o vice-presidente da Associação dos deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis), Flávio da Costa, que também fez sugestões que contribuirão para o funcionamento do dispositivo. A diretora da DITRAN, Regina Soares, também acompanhou a operação. “Trabalhamos para garantir a segurança dos pedestres, e assim, preservar vidas no trânsito”, ressaltou.