Segunda turma inicia capacitações do Projeto Verde Sinos em Novo Hamburgo
O Projeto Verde Sinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe), e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. Ao todo, serão capacitadas 236 pessoas, sendo alunos da Rede Municipal de ensino, agricultores, agentes de saúde, técnicos e professores. “É muito bom receber as crianças e poder passar esses assuntos de uma forma diferenciada. Aqui eles saem de dentro da sala de aula e passam a aprender em meio a natureza”, comenta a coordenadora do CEAES, Solange Mânica. Todos os participantes receberão uma camiseta e um chapéu do projeto. Nessa edição do Projeto Verde Sinos, o foco é capacitar multiplicadores nas áreas estratégicas para manutenção das condições de qualidade e quantidade das águas da Bacia dos Sinos: áreas úmidas, unidades de conservação, encostas e nascentes, e nascentes na área rural.
A primeira turma com 45 alunos iniciou as suas atividades na quarta-feira, dia 8 de abril. As capacitações também estão ocorrendo no CEAES e seguem com o mesmo cronograma de aprendizagem. Nesse grupo estão participando crianças das escolas municipais de ensino fundamental Machado de Assis, Senador Salgado Filho, Elvira Brandi Grin e Francisco Xavier Kunst. “Ao final dos nove encontros, os alunos das duas turmas, sairão da capacitação com um plano de ação para melhorar os arroios próximos das suas escolas”, complementou Solange.
Inscrições abertas:
Técnicos, agentes de saúde da família, agricultores, pastorais da saúde, agentes ambientais e comunidade interessada podem se inscrever até o dia 30 de abril para participar da capacitação de adultos do Projeto Verde Sinos. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para o curso que acontecerá nas sextas-feiras pela manhã. A capacitação terá início no dia 15 de maio e será realizada no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) e na região do Wallahay, em Lomba Grande. As inscrições podem ser feitas pelo telefone do CEAES, 9850-0366, ou com Carlos Rocha da EMATER, 9168-1016.