Seduh faz reunião com outras secretarias e autarquias para dar início à atualização do PDUA
Encontro lança o processo de análise e revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo

Na tarde da última segunda-feira, 6, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) realizou uma reunião com demais secretários municipais, diretorias e autarquias da Prefeitura de Novo Hamburgo sobre o tema da atualização do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA). O encontro ocorreu no auditório do décimo andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
Em sua fala de abertura, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Roberta Gomes de Oliveira, ressaltou a importância de se avançar em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do território municipal. “A Seduh dá um passo importante ao colocar em discussão, junto as demais pastas do Executivo, as necessidades em relação ao Plano Diretor de Novo Hamburgo”, destacou. “Ao oferecer informações e bases de dados nesta tarde, nós partimos para a construção conjunta de um novo planejamento para a cidade”, complementou a secretária.
Em seguida, os arquitetos André Brenner e Arlete Erbert, do Setor do Plano Diretor da Prefeitura de Novo Hamburgo, apresentaram um painel sobre a situação do planejamento vigente, considerando temas afins para a análise de revisão e atualização com vistas à realidade atual e futura. "O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos presentes as questões que devem ser consideradas para se fazer a necessária atualização do PDUA, como prevê o Estatuto das Cidades, regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/2001”, enfatizou a diretora de Desenvolvimento Urbano, a arquiteta Laís Corteletti.
Conforme a explanação dos arquitetos da Prefeitura, a Lei Municipal (LM) número 1216/2004 instituiu o PDUA vigente em atendimento às disposições do artigo 182 da Constituição Federal e da Lei Orgânica da cidade de Novo Hamburgo.