Secult participa de “Abraço Simbólico em Preservação do Patrimônio Histórico”

Atendendo ao convite do Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul (IABRS) Vale do Sinos e do Conselho Estadual de Cultura (CEC), a Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo (Secult) esteve presente no ato simbólico de abraçar o prédio histórico da Casa Lar da Menina, localizado no bairro Hamburgo Velho. A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28, e contou com a presença do secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, e de representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural e do IABRS Vale do Sinos. “Abraçar o Lar da Menina é reforçar o compromisso que nossa administração tem com a defesa do Patrimônio Histórico. Entregaremos em breve a Casa das Artes (antiga Semec II) restaurada, teremos o restauro do Monumento ao Imigrante, instituímos o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e fomos a primeira gestão a nomear, por concurso público, uma arquiteta para tratar dos assuntos relacionados ao tema”, explica Cardoso.
Retomada pela atual administração, a obra de requalificação e restauro da Casa Lar da Menina, paralisada por decisão judicial em 2013, teve o projeto da fachada principal refeito, seguindo a determinação do IPHAN. Também foram alterados alguns itens em função da adequação ao uso e atualização de projeto elétrico e do Plano de Prevenção e Proteção Contra o Incêndio (PPCI), uma vez que estavam desatualizados. No momento, o projeto está na Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários para orçamento da obra e posterior etapa de licitação da mesma.
PATRIMÔNIO MUNICIPAL
Além do prédio do Lar da Menina, a Secretaria da Cultura também tem atuado em outras frentes relacionadas ao patrimônio municipal de Novo Hamburgo. Em 2017, a partir de trabalhos da Secult, foi criado o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural.
Para o segundo semestre de 2018, está prevista a entrega da obra de restauro do prédio da Casa das Artes, antiga Semec II. Também está em andamento o projeto de restauro do Monumento ao Imigrante, localizado na Sociedade Aliança. Atualmente, está sendo elaborado o projeto elétrico do Espaço e posteriormente será encaminhado para orçamentação. “No que depender do nosso trabalho, Novo Hamburgo proporcionará as novas gerações o convívio com nossas características, com as marcas da nossa comunidade”, comenta o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.