Secult e ADEVIS buscam ampliar políticas culturais de inclusão

Na manhã de quinta-feira, dia 20, a direção da Associação dos Deficientes Visuais (ADEVIS) fará uma visita técnica à Biblioteca. O objetivo é desenvolver uma avaliação do espaço, destacando as melhorias que devem ser realizadas no local para garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência. A vistoria foi uma das sugestões do encontro entre o presidente da entidade, Ricardo Seewald, e o vice, Flávio da Costa, com o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, e a coordenadora de Comunidade, Andrea Pavani, que ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 13, na sede da entidade.
Para o secretário Ralfe, o objetivo da Secretaria não é atender porcentagem de inclusão em suas ações. “Queremos que todas as nossas atividades sejam verdadeiramente inclusivas. Isso inclui acessibilidade, audiodescrição, e outras medidas que serão sugeridas pelas entidades”, destacou.
Dentre as ações discutidas está a ampliação do atendimento acessível da Biblioteca Municipal, bem como o aumento do acervo de audiolivros e a instalação de softwares de áudio nos computadores do telecentro da Biblioteca.
A Associação e a Secretaria ainda firmaram uma parceria para a destinação de audiolivros e livros em braile para a Biblioteca Municipal. Para o vice-presidente da ADEVIS, é uma forma de ampliar o atendimento público a pessoas com deficiência visual. “Recebemos muitos livros para a nossa biblioteca, alguns deles duplicados. A partir de agora, encaminharemos essas obras para a nossa Biblioteca Pública”, afirmou Flávio, que também é o responsável pela biblioteca da Associação, a maior da região, com 665 obras em braile e audiolivros.