Secretário da SDS e coordenadora do PETI participam de seminário na Capital que reforça luta contra o trabalho infantil

Secretário da SDS e coordenadora do PETI participam de seminário na Capital que reforça luta contra o trabalho infantil

Linha de apoio
Evento em 12 de junho debateu o desenvolvimento da aprendizagem profissional e fez referência aos dez anos de Fórum Gaúcho sobre o tema
Publicado em 12/06/2019 - Editado em 13/06/2019
O secretário Roberto Daniel Bota e a coordenadora do PETI, Janine Alves Neves, estiveram presentes no simpósio realizado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa
Crédito
Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Novo Hamburgo, Janine Alves Neves, estiveram presentes em Porto Alegre nesta quarta-feira, dia 12, na sétima edição do Seminário de Aprendizagem Profissional no Combate ao Trabalho Infantil do RS. Sediado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, o encontro girou em torno do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, datado justamente em 12 de junho.

A proposta do simpósio foi incentivar a participação governamental e da sociedade para a discussão no combate à prática ilegal de inserção de crianças no mundo do trabalho. E, desse modo, estimular o incentivo ao desenvolvimento da aprendizagem profissional. A oportunidade também foi comemorativa aos dez anos do Fórum Gaúcho sobre a temática.

Conforme o secretário, o combate ao trabalho infantil envolve a integração de políticas públicas e a participação comunitária nas discussões. “A erradicação dessa prática passa por educação, saúde e assistência social”, analisa Daniel Bota. O titular da SDS enfatiza que é preciso atuar contra a evasão escolar, livrando as crianças e adolescentes do trabalho precoce. “Exceto na condição de aprendiz, pode-se oferecer ao jovem a sua inclusão em serviços, mas sempre bem orientado e com o devido acompanhamento técnico de uma rede voltada ao seu acolhimento.”

O 7º Seminário de Aprendizagem Profissional no Combate ao Trabalho Infantil no RS é uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, juntamente com o Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap), comemorativo a seus dez anos de realização na oportunidade, e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti).

Em território nacional, neste dia 12 de junho, a Justiça do Trabalho tem feito tuitaço contra a exploração de crianças, em uma grande mobilização pela mídia social com a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil.