Secretarias de Segurança e Educação reúnem-se para balanço das ações de 2018 na prevenção e controle da violência escolar

Na reta final de 2018, representantes das secretarias de Segurança (SEG), da Guarda Municipal (GM) e da Educação (SMED), reuniram-se para discutir as ações realizadas e os números do Registro de Ocorrências de Violência Escolar (ROVE) e melhorias para 2019. No total, foram 687 ocorrências e 1.102 violências registradas pelas instituições de ensino. “Tivemos uma diminuição de 10 ocorrências e menos 255 violências registradas em comparação a 2017”, apontou o guarda municipal Lauro Pereira. Também foram discutidas as ações, como palestras educacionais e o projeto do Escola Mais Segura, mantido pela Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, e da Secretaria de Educação. “A interseccionalidade é um grande desafio e esta é importância da parceria entre as duas secretarias”, avaliou a guarda municipal e coordenadora do Observatório de Segurança, Claudete de Souza. A reunião também contou com a presença do coordenador da Igualdade Racial, Ilson Rodrigues, e da equipe de Fortalecimento Institucional da Feevale, que integra o componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) e da empresa de consultoria KPMG.
Escola Mais Segura foi apresentado em evento da ONU
A assessora pedagógica da SMED, Márion Schütz, também comentou sobre representar o Município no Seminário Vidas Negras, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Recife, em novembro deste ano. “A cidade foi muito elogiada e foi uma ótima experiência em representar o município”, relatou Marión que participou do painel “O que tem dado certo: boas práticas municipais de prevenção no Brasil”, além da elaboração da carta dos municípios pelas vidas negras.