Secretarias de Segurança e Educação reúnem-se para balanço das ações de 2018 na prevenção e controle da violência escolar

Publicado em 17/12/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:26
Oito pessoas sentadas no entorno de uma mesa
Número de ocorrências em 2018 diminuiu em comparação ao ano de 2017
Crédito
Divulgação

Na reta final de 2018, representantes das secretarias de Segurança (SEG), da Guarda Municipal (GM) e da Educação (SMED), reuniram-se para discutir as ações realizadas e os números do Registro de Ocorrências de Violência Escolar (ROVE) e melhorias para 2019. No total, foram 687 ocorrências e 1.102 violências registradas pelas instituições de ensino. “Tivemos uma diminuição de 10 ocorrências e menos 255 violências registradas em comparação a 2017”, apontou o guarda municipal Lauro Pereira. Também foram discutidas as ações, como palestras educacionais e o projeto do Escola Mais Segura, mantido pela Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, e da Secretaria de Educação. “A interseccionalidade é um grande desafio e esta é importância da parceria entre as duas secretarias”, avaliou a guarda municipal e coordenadora do Observatório de Segurança, Claudete de Souza. A reunião também contou com a presença do coordenador da Igualdade Racial, Ilson Rodrigues, e da equipe de Fortalecimento Institucional da Feevale, que integra o componente Prevenção à Violência do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) e da empresa de consultoria KPMG.

Escola Mais Segura foi apresentado em evento da ONU

A assessora pedagógica da SMED, Márion Schütz, também comentou sobre representar o Município no Seminário Vidas Negras, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Recife, em novembro deste ano. “A cidade foi muito elogiada e foi uma ótima experiência em representar o município”, relatou Marión que participou do painel “O que tem dado certo: boas práticas municipais de prevenção no Brasil”, além da elaboração da carta dos municípios pelas vidas negras.