Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae realizam treinamento da REDESIMPLES

Mais uma ação para a implantação da Sala do Empreendedor, que desburocratizará a instalação de empresas e dará suporte as existentes no município, foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), foi promovido, nos dias 6 e 7, o treinamento sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES) com servidores de todas as secretarias do executivo municipal que participarão do projeto.
“O treinamento foi importante para a conscientização da relevância da REDESIMPLES para o município e, claro, para a capacitação dos servidores. Além disso, já foi elaborado o novo fluxo de processos e documentos para desburocratizar a instalação de empresas e facilitar a vida do empreendedor”, explica Giane Brocco, Diretora de Empreendedorismo.
A equipe recebeu capacitação nos procedimentos necessários à implantação da REDESIMPLES e em ações que visam a modernização da gestão pública. “A REDESIMPLES é um importante aliado à Sala do Empreendedor, já que facilita a abertura de novas empresas, sendo um sistema único de entrada de dados, onde o empresário pode solicitar a abertura, alteração ou baixa de sua empresa sem precisar percorrer todos os órgãos interessados e apresentar a mesma documentação repetidas vezes. A Sala do Empreendedor, fornecerá também informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada. Além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI)”, esclarece a diretora.
Saiba mais:
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo. O SEBRAE/RS é um dos atores desta importante demanda, que busca facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais (MEIs), além das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cujas atividades não sejam de alto risco.