Secretaria da Cultura prepara projeto para restauração do Monumento ao Imigrante
Equipe da Secult visitou o Patrimônio do município para realizar levantamento técnico

Importante patrimônio histórico do município, o Monumento ao Imigrante, localizado dentro da Sociedade Aliança, completou 90 anos desde a sua inauguração no dia 15 de novembro.
Para que o Monumento complete mais 90 anos preservado, a Secretaria Municipal da Cultura (Secult) está preparando um projeto para a restauração da edificação, que é tombada como Patrimônio Histórico desde 2008. “Estamos tratando do assunto sobre o Monumento desde o início deste ano, pois sabemos da importância dele como patrimônio histórico da cidade e o quanto deve ser zelado e cuidado. Este projeto de restauração é um dentro das propostas de recuperação e preservação de patrimônio que a Secult está fazendo”, declara o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso. “O projeto está sendo preparado para buscar recursos de lei de incentivo a nível estadual, como LIC Rio Grande do Sul e Pró-cultura RS”, complementa.
Na última terça-feira, 14, a equipe da Secult esteve no local para realizar as medições da torre. “Para compor um projeto de restauro é necessário todo um levantamento técnico da edificação, que é o que está sendo feito. A partir disso, iniciamos a proposta do projeto de restauro”, explica a arquiteta da Secult, Marina Simon. “Queremos resolver alguns problemas técnicos que encontramos no Monumento e assim buscar preservar a estrutura do patrimônio”, completa.
No início deste ano, a equipe da Prefeitura já havia realizado uma vistoria técnica apontando a situação do Monumento ao Imigrante.
O MONUMENTO
Para homenagear o centenário da imigração alemã no Brasil foi elaborado um projeto para construir o Monumento ao Imigrante no local que foi o lote número 1 da colonização alemã em terras hamburguenses. Em 1924, foi colocada a pedra fundamental de toda a obra. O projeto foi elaborado pelo arquiteto alemão Ernest Karl Ludwig Seubert.
Já em 15 de novembro de 1927 aconteceu a inauguração oficial do Monumento, com a presença de várias autoridades do recém-emancipado município. Em 2008, o Monumento ao Imigrante foi tombado como Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo.