Secretaria de Cultura e Associação de Coros buscam a difusão do Canto Coral no município

Publicada em 24/04/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Integrantes da Associação de Coros de Novo Hamburgo se reuniu com o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, para viabilizar ações de difusão do Canto Coral no município - Foto: Joel Reichert

A tradição do Canto Coral em Novo Hamburgo foi o tema da reunião ocorrida na última quinta-feira, 20, entre a Associação de Coros de Novo Hamburgo (ASCOR) e a Secretaria de Cultura (SECULT). O objetivo do encontro foi discutir a realização do 52º Festival de Coros do Vale do Sinos, com previsão de ocorrer entre os dias 18 e 21 de outubro. O evento une corais da região e representações coralistas internacionais.

A comitiva da ASCOR destacou diversas necessidades para a realização do evento, entre elas o local. Tradicionalmente, o festival ocorria no Teatro Paschoal Carlos Magno, porém, devido a reforma do prédio, a associação busca outro lugar igualmente adequado à programação.

A ASCOR pretende apresentar, nos próximos dias, um projeto com os investimentos necessários para a execução do festival. “O apoio financeiro é importante, porém queremos também, a partir disso, formar público para levarmos a arte do Canto Coral à nova geração”, destacou o secretário de Cultura Ralfe Cardoso.

A regente Neusa Machado, responsável pelo coral da Secretaria de Educação (SMED) ressaltou que incentivar os coralistas mirins é um dos maiores investimentos para o canto coral. “É por meio deles que teremos os profissionais adultos que irão seguir essa importante característica do município”.

A tradição do Canto Coral em Novo Hamburgo foi reconhecida por meio do Tombamento de Patrimônio Imaterial do município pela Lei 2585/2013.