SDS promove novo encontro de educação permanente

O que tem movido o trabalhador do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)? Quais são os sentidos de palavras como vulnerabilidade, risco e território diante de diferentes histórias, contextos e realidades que se apresentam no dia a dia desses profissionais? Essas e outras questões fazem parte de um processo de constante aprendizagem implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Novo Hamburgo, por meio de seu núcleo de Pedagogia.
Na tarde de quinta-feira, dia 31, um novo encontro de Educação Permanente do SUAS foi realizado na sala de reuniões da SDS, no sexto andar da Casa da Cidadania, no Centro. A roda de conversa faz parte do ciclo de análises sobre o trabalho na Assistência Social, mantido pela pasta municipal junto a diretores, gestores e coordenadores da rede.
Organizados pelos pedagogos do Departamento de Educação Social, da SDS, Marta de Borba Paulo e Orlando Pinheiro, os encontros de educação permanente têm como objetivo criar e manter um ambiente de cooperação entre as equipes. “De maneira a fortalecer cada indivíduo em suas tomadas de decisão, ao valorizar a autonomia, levando-se em conta a diversidade de pensamentos e vivências”, completa Pinheiro. Estiveram presentes na ocasião o diretor de Administração da SDS, Marcelo Pech, e a chefe de Gabinete da pasta, Renati Coutinho.
Proteções sociais no SUAS
Conforme o Ministério da Cidadania, do governo federal, em sua Carta de Serviços ao Usuário, a Assistência Social, por meio da Proteção Social Básica e Especial (de Média e de Alta Complexidade), visa a ofertar um conjunto de programas, serviços, projetos e benefícios com o objetivo de prevenir, proteger e enfrentar situações de vulnerabilidade e risco, além da promoção e defesa de direitos.
As ações desenvolvidas pela rede nos territórios buscam articular as transferências de renda com os serviços socioassistenciais, na perspectiva de oferecer mais oportunidades e possibilidades de desenvolvimento da autonomia de indivíduos, famílias e comunidades.