SDS promove Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Com o tema “O Brasil na década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, a primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi realizada na tarde desta terça-feira, 24, no auditório da Faculdade de Tecnologia (Ftec), em Novo Hamburgo. Com organização da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), o encontro contou com mais de 150 espectadores, entre entidades representativas de questões étnicas e participantes da sociedade civil, além de um grupo multidisciplinar de profissionais vinculados à Prefeitura de Novo Hamburgo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, o seminário representa uma maneira abrangente de promover a diversidade humana e o fato de que sem a igualdade étnica não existe democracia. “Todos nós, na sociedade miscigenada, temos a nossa parcela de responsabilidade no que diz respeito a fazer valer a consciência social em ações propositivas junto à municipalidade no que se refere a esse importante debate”, pontuou.
O coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Ilson Silva, conduziu os trabalhos dentro de uma programação que contou com temáticas como Políticas Afirmativas da População Negra, o que envolve a educação básica, a favor da cultura e da comunicação em sociedade. Dentro dessa linha, trata-se da discriminação múltipla ou agravada que impacta a liberdade de credo, as religiões de matriz africana e o desenho de uma nova trajetória na sociedade brasileira por meio do convívio com os imigrantes haitianos e de outras nacionalidades.
A mesa de debate contou com o coordenador Ilson Silva, o presidente da Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial e secretário-executivo do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS, Celso Procópio, o servidor do Ministério da Saúde, Stênio Dias Pinto Rodrigues, o ex-coordenador estadual da Igualdade Racial, Sérgio Nunes, e a coordenadora do Departamento de Igualdade Racial de São Leopoldo, Nadir Maria de Jesus. “Foi aprovada, na conferência, a formação de uma comissão a fim de instaurar um conselho municipal da promoção da igualdade racial”, completa Ilson Silva.