SDS instala o comitê voltado a pessoas em situação de rua

Reunião na Casa da Cidadania resulta em avanços no alinhamento de ações entre Prefeitura e organizações da sociedade civil

Publicada em 28/07/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Reunião na Casa da Cidadania resultou em avanços no alinhamento de ações entre Prefeitura e organizações da sociedade civil - Foto: Karina Moraes/Imprensa PMNH

Na noite de quinta-feira, dia 27, o auditório do quinto andar da Casa da Cidadania recebeu o grupo intersetorial que tem se mobilizado pela instituição do Comitê Pop Rua. Apesar do fenômeno da população em situação de rua ser complexo e envolver a diversidade de trajetórias de seus protagonistas, a secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Ruschel Petry, destaca que Novo Hamburgo sinaliza com um significativo progresso no enfrentamento da questão. “A reunião desta quinta-feira atingiu o objetivo principal, que era fundar o Comitê Intersetorial Pop Rua”, assinala. “O grupo está avançando no alinhamento das ações entre sociedade civil e poder público para traçar um plano único de atenção a pessoas nessa situação de vulnerabilidade social.”

Pela Prefeitura, as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança, Educação, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Desenvolvimento Econômico integram o grupo. As organizações da sociedade civil, que se fizeram representar no círculo de debates, foram a Universidade Feevale, a Fazenda Renascer, a Horta Comunitária Joanna de Ângelis, mais as Organizações Não-Governamentais (ONGs) Mãos que Movem o Mundo, Mãos que Acolhem e Una. Dos usuários dos serviços do Creas Pop/SAS Rua, seis atendidos e um convidado permanente participam do comitê.

Inclusão no Cadastro Único

As pessoas em situação de rua formam um grupo heterogêneo, constituído por pessoas que costumam apresentar um rompimento com vínculos familiares e problemas decorrentes da falta de moradia digna, alimentação adequada, além de precisarem enfrentar a falta de segurança, as condições sanitárias e climáticas adversas em seu dia a dia.

Por meio da Política Nacional para a População em Situação de Rua, as pessoas que enfrentam essa circunstância de extrema vulnerabilidade social estão incluídas no Cadastro Único (CadÚnico). Desta forma, todos os usuários do Creas Pop/SAS Rua têm o seu acesso facilitado a serviços de saúde e assistência social, sem a necessidade de comprovação de residência. Vale ressaltar que, de tempos em tempos, a coordenadoria do Cadastro Único vai até o Creas Pop/SAS Rua para atualizar os dados dos usuários do serviço de acolhimento. Destaca-se, ainda, que o Comitê Intersetorial Pop Rua visa a acompanhar e monitorar, de forma contínua, a política municipal voltada a essa população em Novo Hamburgo.

Galeria da notícia