Saúde da População Negra é tema de conferência

Publicada em 12/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024

Um curso de extensão com a temática “Saúde da População Negra” será realizado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH), na Sala de Núcleo de Estudos da Universidade Feevale, entre os dias 13 e 16 de setembro, das 13h30 às 17 horas. A iniciativa é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial (COMPPIR) e da Secretaria Estadual da Saúde.

A responsável pelo conteúdo do encontro será a Falculdade EST, que abordará assuntos relacionados ao Decreto 7.508/2011 e ao Contrato Organizativo das Ações Públicas de Saúde e suas repercussões no sistema único de saúde. Além disso, outras questões serão apresentadas e discutidas como, por exemplo, o estudo prévio de implantação da política de atenção integral da saúde da população negra; a ampliação de conceitos e de conhecimentos sobre as práticas integrativas e sobre a vigilância em saúde; a doença falciforme e demais especialidades da saúde da população negra; o racismo institucional, desigualdade e violência e ainda a educação de saúde da população negra.

De acordo com a titular da COMPPIR, Ana Paula Messias Brum, o objetivo do evento é capacitar profissionais para tratar da saúde da população negra de modo estratégico no combate ao racismo institucional e às iniquidades no âmbito da saúde. Vale destacar que o curso é voltado somente para profissionais que trabalham na rede pública de saúde do Município.

Como participar

As 50 fichas de inscrições estão disponíveis, junto aos convites, nos estabelecimentos públicos de saúde do município. Para se cadastrar, basta responder os dados solicitados na ficha e enviar para o e-mail igualdaderacial@novohamburgo.rs.gov.br ou anapaulamb@novohamburgo.rs.gov.br.

Conferencistas

Os encontros serão presenciais, com duração de quatro horas diárias, dirigidos por assessorias que representam setores da Saúde, Cultura e Educação na Região. Confira abaixo:

- Drª Lucia Mariano da Rocha Silla: Médica no Hospital Clínicas em Porto Alegre, professora e pesquisadora pós-doutora da UFRGS;

- Neusa Carvalho: Presidente da Associação Gaúcha de Doença Falciforme/AGAFAL;

- Orson Soares: Professor Licenciado em História pela Unisinos e pós-graduado em História e Cultura Afro Brasileira pela Universidade Cândido Mendes – UCAM;

- Rafael Diogo dos Santos: Educador Popular, Técnico em Publicidade e Propaganda, Oficineiro/palestrante de Hip Hop, Coordenador Geral da Casa de Cultura do Hip Hop de Esteio/RS;

- Stenio Dias Pinto Rodrigues: Bacharel em Direito e integrante da Comissão Permanente de Combate ao Racismo Institucional do Ministério da Saúde/RS e militante do Movimento Negro.