Saúde da População Negra é destaque para profissionais e estudantes

Publicada em 13/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
À esquerda, Estênio Rodrigues, representante do Ministério da Saúde; Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, coordenadora técnica do evento; Daniela Becker, assessora da CPPD; Ana Paula Brum, titular da COMPPIR e Márcia Terezinha da Cruz Fernandes, coordenadora técnica do evento. - Foto: Patrícia Pedrozo

Na terça-feira, dia 13 de setembro, o curso de extensão com o tema “Saúde da População Negra”, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial  (COMPPIR) e da Secretaria Estadual de Saúde, teve sua abertura. Profissionais da rede pública de saúde e estudantes da área marcaram presença na Sala do Núcleo de Estudos da Universidade Feevale que fica no Hospital Municipal de Novo Hamburgo.

A mesa de abertura contou com o diretor do Hospital Municipal, Leandro Minozzo, a coordenadora técnica do evento, Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer, o representante do Ministério da Saúde, Estênio Rodrigues, e a titular da COMPPIR, Ana Paula Messias Brum. Após a fala de cada integrante da bancada, o painelista Estênio Rodrigues, que atuou 43 anos na área da saúde, e é formado em Direito, falou sobre as origens do racismo e dos motivos pelos quais o sistema de saúde é mais especializado para atender brancos em vez de negros.

Associando os momentos vividos antigamente aos da atualidade, ele falou da posição das raças na sociedade e destacou de onde surgem as diferenças. “Se a gente passa a fazer parte de um grupo, o outro se torna estranho, diferente”, relatou Rodrigues. O palestrante também parabenizou o evento por  proporcionar a inclusão e a diversidade.

Marla Ramos, 23 anos, estudante de enfermagem, interessou-se pela capacitação, pois, segundo ela, quase não há iniciativas como essa na região. “São raros eventos como este que tratam de assuntos em prol da população negra”, recordou. “Achei muito legal a atividade, pois não foi preciso uma data comemorativa, como o dia da Consciência Negra, para realizar o curso e ações que promovam mais igualdade entre as diversas etnias”, reforçou Marla.

A convite da COMPPIR, participaram do ato o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, e a assessora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), Daniela Becker. Ela aproveitou para enfatizar a importância da participação da CPPD no evento. “Assim como há pessoas brancas com deficiência, há negras também”, afirmou. “Viemos buscar conhecimento para podermos tratar com mais igualdade, respeito e diversidade todos os cidadãos, independente de sua raça ou deficiência”, destacou.

A anfitriã do evento e coordenadora da COMPPIR, Ana Paula Brum, ressaltou a importância da capacitação, que já vinha sendo elaborada há algum tempo. “Me sinto lisonjeada por conseguir levar adiante um projeto que foi criado ainda na gestão do antigo coordenador”, relembrou. “É uma gratidão poder levar esse curso aos profissionais de saúde, que poderão se capacitar a cada encontro e, com isso, melhorar cada vez mais o atendimento na rede pública de saúde do Município.

Galeria da notícia