Saúde e Educação são os temas votados pela região 6

Publicada em 30/06/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann realizou a prestação de contas do Município - Foto: Luan Iglesias
A mobilização acerca das Assembleias Regionais do Orçamento Participativo de 2011 em Novo Hamburgo mobiliza, a cada evento, um número maior de participantes. Na noite de quarta-feira, 29 de junho, 306 moradores dos bairros Boa Saúde, Rincão, Petrópolis e Primavera se reuniram no Ginásio Agostinho Cavasotto para votarem nas demandas gerais e locais da Região 6.

O tema Saúde ganhou o maior número de votos nas demandas gerais, somando 496 pontos. Dentre as reivindicações referentes ao tema, está a reforma do Hospital Municipal e a construção de um novo anexo. As áreas de Desenvolvimento Social e Educação ficaram em 2° e 3° lugar, com 336 e 335 pontos, respectivamente. Nas demandas locais, Educação foi eleita prioridade, somando 492 pontos; seguida por Desenvolvimento Social (279) e Esporte e Lazer (249). A Região 6 também elegeu 37 delegados.

Pouco antes do início da votação, uma movimentação peculiar tomou conta da arquibancada do Ginásio Agostinho Cavasotto que era ocupada, parcialmente, por pais, alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve. A diretora, Neida Hoch Wilmsen, 46 anos, andava por todos os lados buscando aliados para eleger a demanda da reforma e ampliação da escola. Entre os grupos mobilizados e articulados para também eleger demandas, a comunidade escolar foi a que mais reuniu integrantes: 50 ao todo. “Estamos há mais de dez anos lutando por essa reforma na Branca de Neve, precisamos melhorar os espaços internos, cozinha, banheiros e salas de aula. Hoje nós temos 100 alunos, com 20 famílias na lista de espera. E aqui competimos com escolas com mais de 300 alunos. Mas no que depender da da nossa mobilização, dessa vez, nós vamos conseguir”, declarou Neida. No final da votação, o esforço foi recompensado, e a EMEI Branca de Neve conquistou o 1°lugar das demandas locais, com 94 pontos no total.

Prestação de contas

O prefeito Tarcísio Zimmermann e o Secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Roque Werlang, estiveram presentes durante toda a assembleia e realizaram uma prestação de contas. Tarcísio aproveitou a oportunidade para destacar algumas mudanças que o quadro da saúde do Município sofreu nos últimos anos, e justificou algumas dificuldades. “Em 2008, por determinação da Justiça, não podíamos mais ter funcionários terceirizados, e realizamos uma grande troca da equipe da saúde de Novo Hamburgo”, declarou. Entretanto, o prefeito evidenciou os novos investimentos que o Município tem realizado, principalmente, nas novas unidades de saúde. “O bairro Petrópolis terá uma nova unidade de saúde iniciada este ano”, apontou.

Próxima assembleia contempla região central

No sábado, 2 de julho, às 14 horas, o Colégio Marista Pio XII (Av. Nicolau Becker, 182, Centro) receberá a próxima reunião do OP, contemplando a região 9, dos bairros Centro, Boa Vista, Rio Branco, Vila Rosa, Hamburgo Velho e Jardim Mauá. Na terça-feira, 5 de julho, às 19 horas, será a vez da Escola Municipal Engenheiro Eugênio Nelson Ritzel (Rua da Conquista, 411 – Vila Diehl) reunir a comunidade das localidades Kephas, Redentora e Diehl, contemplados pela Região 7.

Resultado da Assembleia Regional – demandas mais votadas

- Demandas locais

Educação – Reforma e ampliação da EMEI Branca de Neve

Desenvolvimento Social – Criação de um centro comunitário no bairro Jardim Liberato.

Esportes e Lazer – Revitalização do Parque do Trabalhador.

- Demandas Gerais

Saúde - Reforma do Hospital Municipal e construção de um novo anexo

Desenvolvimento Social – Manutenção e qualificação da Fábrica da Cidadania

Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal