Saraus são atrações na 34ª Feira do Livro

O primeiro dia da 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 25 de outubro, foi marcado por diversas atrações para diferentes públicos. Enquanto a tarde foi recheada de atividades para as crianças, o início da noite teve atrações para o público mais velho. Após a solenidade de abertura, os presentes puderam apreciar um concerto com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), que contou com a formação completa. Após a apresentação da OSNH, um Sarau Entre Amigos, produzido pela Academia Literária do Vale dos Sinos (Alvales), fechou a terça-feira com muita música e declamações. “Imaginamos um momento de interação cultural, porque entendemos que tudo começa pela palavra”, afirmou a presidente da Alvales, Renate Guigel. O momento ainda incluiu o lançamento da antologia “Oxigenando ideias”, obra que reúne textos de 27 escritores, organizado pela Alvales.
Na quarta-feira, 26 de outubro, a atração para os adultos fica por conta de outro sarau, o Sarau Multicultural com participação do compositor, cantor e poeta Richard Serraria. O momento organizado pelo Clube da Letra, coletivo de leitores do Vale dos Sinos, prevê muitas rimas, musicadas e declamadas. O convidado especial, Serraria, mescla rap, samba, rock e poesia em seus trabalhos. Junto à banda porto-alegrense Bataclã FC, na qual é vocalista, o compositor coleciona quatro prêmios Açorianos. O Sarau Multicultural acontece no palco Principal da Feira do Livro às 19 horas.
Mais uma atividade do gênero ocorre na quinta-feira, 27 de outubro, também às 19 horas, no Palco Principal. Na ocasião, o poeta Sérgio Vaz se une ao Coletivo Manifesto Poesia, da Setorial de Literatura do Conselho de Política Cultural de Novo Hamburgo. Vaz é autor de oito livros que venderam e um dos idealizadores da Cooperifa, que leva saraus para as periferias de São Paulo, transformando-os em um dos movimentos culturais e sociais mais ativos e importantes nas comunidades.
A 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo acontece de 25 a 28 de outubro, das 12 às 22 horas, e dia 29 de outubro, das 13 às 17 horas, com a final do Festival Nossa Música a partir das 18h30. O evento será nos Pavilhões da FENAC (Rua Araxá, 505), junto à Mostratec, com entrada e o estacionamento gratuitos.