Sábado é dia de prevenir o câncer de boca

Para a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), Maria Elena Gageiro Soares, é de extrema importância que os cidadãos hamburgueses se mobilizem e destinem um tempo para o exame preventivo, considerando que na boca podem aparecer lesões, tanto benignas como malignas. “Em qualquer dos casos, tratando precocemente, aumentam as chances de cura”, argumenta. “No início, se trata qualquer anomalia e evita-se que ocorram crescimentos indesejáveis, os quais mais tarde, podem até comprometer o visual da face”, informa Maria Elena.
A secretária de Saúde, Clarita de Souza, por sua vez, destaca a oportunidade que a comunidade terá de encontrar um número tão expressivo de especialistas em saúde bucal. “O foco será a prevenção do câncer de boca e tudo que a comunidade precisa fazer é se deslocar até a Casa de Vacinas e participar deste belo trabalho de prevenção”, enfatiza. Todas as pessoas que forem examinadas e apresentarem qualquer sinal diferente na boca poderão ser encaminhados para a UBS Canudos, onde, nos próximos dias, passarão por uma consulta mais específica com um dentista. “Na UBS, se for o caso, poderá ser feito o encaminhamento de materiais da boca do paciente, para exames laboratoriais”, completa Maria Elena.
Auto-exame e fatores de risco
A campanha destacará ainda a importância do auto-exame da boca. Será chamada a atenção das pessoas para o fato de que uma lesão bucal deve cicatrizar no máximo em duas semanas, e se isto não ocorrer é importante que a pessoa consulte o seu dentista. Independente disso, a visita a este profissional deve ser feita pelo menos uma vez ao ano.
Podem ser citados como fatores externos que aumentam o risco da pessoa adquirir o câncer de boca: o fumo, o álcool, a radiação solar especialmente no lábio inferior e as próteses mal adaptadas. A iniciativa é uma parceria entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Prefeitura de Novo Hamburgo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) – seção de Novo Hamburgo. São apoiadores da campanha: Laboratório Exame, Jornal NH, Unimed VS, Laboratório Vitta e Super Nova.