Sábado foi dia de prevenção contra doenças bucais

A coordenadora da Saúde Bucal da SMS, a dentista Maria Elena Gageiro, responsável pela organização da ação, ressalta que os maus hábitos estão fortemente ligados com os diagnósticos do câncer de boca e outros males, salientando que o álcool e o fumo influenciam negativamente. “É analisado, também, o lábio inferior em pessoas de pele clara devido ao sol. A incidência é muito grande aqui no Estado”, informa Maria Elena. Quem compareceu à avaliação mostrou-se satisfeito. “Achei ótimo. Vim mesmo com o mau tempo, por uma questão de prevenção, não podemos ficar esperando”, conta o vigilante Vilmar de Lima Pereira, de 52 anos.
Dos 184 atendimentos realizados, 104 foram encaminhados para Unidades de Saúde para consultas específicas. Segundo Clarita, grande parte desse número de pessoas já possuía alguma lesão na boca e por isso foram até a Casa de Vacinas. “Esta campanha está tão enraizada no Município que muitas pessoas estiveram presentes, mesmo com a chuva. Algo extremamente positivo”, citou. No final da avaliação, foram entregues panfletos informativos como forma de reeducação bucal. “Este é o 15º ano da campanha e o objetivo principal é fazer com que a comunidade venha”, completa a dentista Maria Elena.
A ação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Liga de Combate ao Câncer, e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-NH), com o apoio da Unimed – Vale dos Sinos, Laboratório Exame, Jornal NH, Laboratório Vittá e a Agência Supernova.