Rodas de Memória para compartilhar lembranças dos movimentos de canto e coral
Primeira edição do projeto acontece no dia 22, com a temática Vozes

Nesta sexta-feira, 22, ocorre a primeira edição do projeto Rodas de Memória, com uma conversa assistida sobre os movimentos de canto e coral em Novo Hamburgo. O encontro, tem início às 19 horas, na Sala 31 do Centro Municipal de Cultura. Participam como convidados Julio Ebert, Maria Conceição Fick e Neusa Machado. “Ao meu ver, o Rodas de Memória é uma ideia positiva em todos os aspectos. Nesse momento tem como foco o canto e coral, ressaltando e lembrando formas importantes de fazer arte, dando voz e vez para aqueles que trabalharam e ainda trabalham para que a música faça parte da vida de cada um de nós”, comenta a maestrina e professora de música, Neusa Machado.
Segundo o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, resgatar a memória cultural da cidade também faz parte do processo de desenvolvimento das futuras atividades no município. “Se não soubermos da nossa história, dificilmente acertaremos o rumo que devemos seguir. O Rodas de Memória vem justamente contribuir para que saibamos valorizar nosso passado para melhor planejar nosso futuro”, explica. A atividade é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo (Secult) e é aberta para toda a comunidade.
O Projeto
Rodas de Memória tem como proposta realizar encontros para compartilhar as memórias diversas do município. Os encontros serão temáticos e terão a participação de pessoas e personagens que atuaram dentro de grupos, movimentos e episódios marcantes com objetivo de resgatar memórias contadas por moradores de Novo Hamburgo. Além de uma forma de preservar histórias, o projeto também é uma ação de empoderamento e valorização da pessoa idosa.
As memórias serão compartilhadas de diversas maneiras: oralmente, por meio de músicas, fotografias, identificação de registros documentais, leituras de cartas ou poemas escritos pelos participantes. Assim, será possível traçar um paralelo entre as narrativas oficiais da cidade e as narrativas contadas pelos participantes dos encontros. Através destas memórias pessoais e coletivas, busca-se diferentes maneiras de enxergar a si mesmo e a cidade por estes indivíduos, que estão inseridos historicamente nos processos apresentados.
Serviço:
O quê: Rodas de Memória – edição Vozes
Quando: 22 de setembro às 19 horas
Onde: Sala 31 do Centro Municipal de Cultura (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66 em Novo Hamburgo)